Chelsea anuncia o segundo técnico negro de sua história e décimo segundo na primeira divisão da Inglaterra

rosenior-3.webp

O Chelsea anunciou a contratação de Liam Rosenior, técnico do Strasbourg, para assumir o comando da equipe principal, de acordo com informações da BBC Sports. O profissional de 41 anos se torna apenas o segundo treinador negro a dirigir o clube londrino, seguindo os passos de Ruud Gullit.

Até hoje a primeira divisão da Inglaterra, considerada a liga mais competitiva e mais importante, só teve 11 técnicos negros:

  • Ruud Gullit – Chelsea, Newcastle United
  • Chris Hughton – Tottenham (interino), Newcastle United, Norwich City, Brighton
  • Jean Tigana – Fulham
  • Paul Ince – Blackburn Rovers
  • Darren Moore – West Brom
  • Terry Connor – Lobos (zeladores)
  • Nuno Espírito Santo – Wolves, Tottenham
  • Hayden Mullins – Watford (interino)
  • Chris Ramsey – Queens Park Ranger
  • Patrick Vieira – Crystal Palace
  • Vincent Kompany – Burnley

A escolha tem um forte significado simbólico. Paul Canoville, primeiro jogador negro a defender o Chelsea, em 1982, vê a nomeação como um poderoso sinal para as novas gerações. “Quando crianças veem alguém como o Liam à frente do clube que elas torcem, alguém que se parece com elas, que vem de uma origem semelhante e carrega valores sólidos, isso é transformador. Mostra que existe um caminho possível”, declarou Canoville em conversa com o jornal The Telegraph.

Ativista que combate o racismo por meio de sua fundação, com apoio institucional do Chelsea, Canoville ressaltou a evolução do clube. Ele citou nomes como Paul Elliott, primeiro capitão negro, Ken Monkou, Didier Drogba e o atual capitão Reece James como exemplos de uma trajetória de inclusão.

A decisão do Chelsea representa um avanço significativo na busca por maior diversidade nos principais cargos de comando do futebol – Foto: Reprodução Chelsea.

No campo esportivo, Rosenior é visto como a melhor opção. Sua carreira no banco de reservas inclui passagens pelas categorias de base do Brighton e períodos à frente de Derby County e Hull City, onde quase alcançou os playoffs da segunda divisão inglesa. Como jogador, atuou como lateral-direito em clubes como Fulham e Reading.

A confirmação de Rosenior o coloca ao lado de Nuno Espírito Santo, do West Ham, entre os poucos técnicos negros atuando na Premier League. A decisão do Chelsea representa um avanço significativo na busca por maior diversidade nos principais cargos de comando do futebol.

Leia mais notícias por aqui: Negros são as principais vítimas da escalada de acidentes de trabalho no Brasil, mostra levantamento

Thayan Mina

Thayan Mina

Jornalista pela Faculdade de Comunicação (FCS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Atualmente mestrando pelo PPGCOM da Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top