Na tarde desta terça-feira (23), o chef de cozinha Esdras de Lúcia passou por uma situação constrangedora devido ao tratamento da apresentadora Claudia Tenorio, no programa Viver Melhor, da Rede Vida!.
Esdras, que além de chef é apresentador de TV, foi convidado ao programa para apresentar uma receita de doces para diabéticos, no caso um musse de abacaxi, no entanto, foi surpreendido com o tratamento que recebeu da apresentadora no programa ao vivo.
Claudia diversas vezes interrompeu seu convidado durante a apresentação dos ingredientes e das instruções de preparo. O chef de cozinha entendeu que a apresentadora queria lhe ensinar a fazer sua receita: “Como se eu não soubesse o que eu estava fazendo”.
Após corrigir Claudia sobre seu nome, que o havia chamado de Wesley, Esdras sentiu uma tensão por parte da apresentadora, que permaneceu ao longo do resto do programa. A partir desse momento o chef foi tratado de forma ríspida e começou a se sentir desconfortável.
“O que mais me chama a atenção é justamente isso a capacidade que as pessoas brancas tem de, de uma forma ou de outra, sempre fazer a gente se sentir menos, sempre menor, como se a gente não soubesse o que a gente tá fazendo”, afirmou.
Claudia Tenorio também destratou o convidado nas mudanças para a propaganda e na hora de provar o musse, com gestos e palavras de deboche. Após o programa o chef ficou reflexivo sobre a situação. “Se eu fosse um cara branco, seria esse mesmo tratamento?”, questiona.
Em uma postagem nas redes sociais com a receita do musse de abacaxi, espectadores também questionaram o comportamento da apresentadora. Os internautas afirmaram não ter visto Claudia agir assim com outros convidados. Algumas horas após a publicação, o post da receita foi excluído.
Em um dos comentários, um seguidor disse que a atitude da apresentadora foi debochada. “Achei desnecessário a falta de paciência com o rapaz no programa. E a falta de delicadeza com ele. Até com o nome dele… E o gesto debochado no final não foi bacana. Eu gosto muito de assistir o programa, adoro vocês, mas não entendi o que houve”, comentou.
“Fica evidente esse ego da branquitude que tá sempre nesse lugar onde a gente tem que ser subserviente, tem que aguentar tudo calado e não pode falar nada, a gente não pode se colocar”, conclui Esdras de Lúcia.
A reportagem do Notícia Preta entrou em contato com a produção do programa, mas até o fechamento desta matéria não havia recebido resposta dos questionamentos.
… desagradavel mesmo… a claudia teve muitas oportunidades na rede vida e faz isso…. tratar mal o convidado….