Casarão histórico das Graças será transformado em centro de convivência para idosos em Recife

Casarão histórico das Graças

Foto: Edson Holanda / Prefeitura do Recife

Um casarão construído na década de 1920, localizado no bairro das Graças, no Recife, será transformado em um centro de convivência para pessoas idosas. O espaço visa promover bem-estar e qualidade de vida para a população idosa da região.

A iniciativa surge em um contexto de envelhecimento populacional no Brasil. Segundo o Censo Demográfico de 2022, o número de pessoas com 65 anos ou mais no país chegou a 22,2 milhões, representando 10,9% da população, um aumento de 57,4% em relação a 2010 . Em Pernambuco, pessoas com idades acima dos 65 anos representam 10,2% da população, de acordo com dados do IBGE .

Casarão histórico das Graças
Casarão histórico das Graças – Foto: Edson Holanda / Prefeitura do Recife

LEIA TAMBÉM: População de idosos brasileiros supera a de jovens entre 15 e 24 anos, aponta o IBGE 

Além disso, o Brasil tinha 160.784 pessoas vivendo em asilos ou instituições de longa permanência para idosos em 2022, segundo dados do Censo . Esses números evidenciam a importância de espaços que promovam a convivência e o bem-estar da população idosa.

O novo centro de convivência no Casarão histórico das Graças buscará oferecer atividades culturais, recreativas e de saúde para os idosos da região, promovendo a integração social e a melhoria da qualidade de vida. A iniciativa também visa preservar o patrimônio histórico da cidade, adaptando-o para atender às necessidades da população idosa.

Deixe uma resposta

scroll to top