Grupo Carrefour Brasil investe R$2,5 milhões em edital para apoiar projetos de pessoas negras

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Reiterando seu compromisso para a construção de uma sociedade mais inclusiva, diversa e sustentável, o Grupo Carrefour Brasil anuncia a abertura de um edital para apoiar organizações sociais lideradas por pessoas negras.

O objetivo é  fomentar a atuação no combate ao racismo e à discriminação racial, contribuindo com o fortalecimento institucional das organizações, proteção da memória, cultura e identidade negra.

Foto: Pexels

Com investimento de R$ 2,5 milhões, a companhia selecionará organizações, de qualquer região do Brasil, na busca por iniciativas que contribuam para a equidade racial, com foco em projetos que visam à mudança de percepção e comportamento da sociedade e projetos de enfrentamento direto ao racismo. Os interessados podem se inscrever a partir de 1° de fevereiro, pelo site.

As instituições poderão submeter projetos na categoria: “Campanhas Educativas de Combate ao Racismo” – que desenvolvem ações de memória, identidade e pensamento, visando ampliar a consciência, mudança de percepção e comportamento da sociedade – e na categoria  “Projetos Sociais de Combate ao Racismo” – que realizam medidas de enfrentamento ao tema, como defesa dos direitos e proteção comunitária, fortalecimento e mobilização para a promoção da equidade.

Essa iniciativa faz parte da agenda de compromissos da companhia com a equidade racial. Além deste edital também estão sendo investidos 68 milhões em bolsas de estudo para pessoas negras de todo o País em diferentes categorias do Ensino Superior. Ao todo, estão sendo concedidas 884 bolsas de estudos, em 130 Instituições de Ensino.

Além disso, mais de 140 mil colaboradores passam por treinamentos e formações, todos os anos, com foco no combate ao racismo e `discriminação. Entre os treinamentos estão o curso de “Letramento Racial” – que traz conceitos importantes sobre a história do povo negro e como todos podem ser aliados na causa antiracista – e “Eu Prático Respeito” – que reforça todos os protocólos da companhia em relação ao respeito entre clientes, colaboradores e fornecedores.

“Como maior varejista alimentar do País, que recebe 15 milhões de pessoas semanalmente, entendemos e assumimos o tamanho da nossa responsabilidade, por isso um de nossos compromissos é de fortalecer instituições da sociedade civil que combatem o racismo e buscam a equidade racial”, afirma a diretora de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil, Susy Yoshimura.

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E acrescenta: “apoiar instituições da sociedade civil também nos proporciona aprender e trocar com experiências concretas que estão sendo desenvolvidas e que impactam positivamente milhares de pessoas”, conclui.

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