Carnaval 2026: Vila Isabel anuncia Heitor dos Prazeres como enredo da escola

1_saveclip_app_497170718_18502261399041045_8240865005261104457_n-35966171.jpg

A escola de samba Unidos de Vila Isabel, do Grupo Especial do Rio de Janeiro, anunciou que o enredo do carnaval de 2026 será sobre o compositor e artista plástico Heitor dos Prazeres. O anúncio do enredo que tem como título “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um sambista sonhou a África”, foi feito no último sábado (10), em uma roda de samba na Pedra do Sal, Zona Portuária do Rio, na região da Pequena África.

O enredo será desenvolvido pelos carnavalescos da escola, Gabriel Haddad e Leonardo Bora. Nas redes sociais, a agremiação lançou um vídeo anunciando o novo enredo.

O enredo que eu, a Unidos de Vila Isabel, sonhei e vou contar a vocês celebra as memórias e os percursos de “um homem do povo”, multiartista, sambista, inventor, embaixador, sonhador de uma nova-velha África, uma África que se abraça no coração do Rio de Janeiro. Os lugares e as gentes sonhados por ele reinventam ritos e ritmos – uma África imaginada, bordada em estamparias, pintada em poemas, telas e partituras“, diz o texto.

Unidos de Vila Isabel homenageia Heitor dos Prazeres no Carnaval 2026 /Foto: Reprodução/Instagram

A dupla de carnavalesco que chegou este ano na agremiação ara assinar o carnaval do ano que vem, tinha o desejo de homenagear o sambista tinha um tempo, e se concretizou agora, na Vila.

Heitor dos Prazeres (1898-1966) foi um importante sambista, compositor e instrumentista, que além da música, também explorou a arte a partir de pinturas, projetos, desenhos, discos e indumentárias. Frequentou a casa de Tia Ciata, e que conviveu com importantes baluartes como Cartola, Paulo da Portela e Pixinguinha.

Participou da criação de importantes blocos de carnaval de rua e também na fundação de escolas de samba do Rio de Janeiro como Mangueira, Portela e Deixa Falar, que depois se tornou Estácio de Sá. Mais de 200 canções foram escritas pelo músico carioca, uma delas é a famosa “Pierrô Apaixonado”, que compôs com Noel Rosa.

Leia tambem: Carnaval 2026: Viradouro vai homenagear mestre Ciça em enredo ns próximo ano

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top