Carnaval 2025: blocos de rua que exaltam a cultura afro-brasileira agitam as ruas de São Paulo

WhatsApp-Image-2025-02-20-at-21.01.48-1.jpeg

Foto: Reprodução Instagram -@blocomuricocasoul

Neste sábado (22) blocos afros parte da programação do Carnaval de São Paulo de 2025, voltam a desfilar nas ruas da capital paulista. Um deles é o Bloco Eletro Afro Muriçoca Soul, que sai neste sábado com músicas de black music, até com homenagem a Leci Brandão. Confira os demais blocos que exaltam a cultura afro-brasileira em São Paulo:

Bloco Eletro Afro Muriçoca Soul

O bloco que passará pela região central da capital paulista, traz todo o charme e resgata a alegria da black music das décadas de 70 e 80. com uma programação variada que contará com muito Samba, banda ao vivo, DJ, e até mesmo cover em homenagem a Leci Brandão. A concentração acontecerá na Rua Major Quedinho, Bela Vista – SP, no sábado 22 de fevereiro a partir do meio dia e dispersão às seis da tarde.

Foto: Reprodução Instagram // @blocomuricocasoul

Bloco Afro Afirmativo Ilu Inã

Aqui a folia vem acompanhada de exaltação da cultura Afro-brasileira. O cortejo promete sacudir as ruas de sampa com muita dança, música e celebração aos Orixás representando a cultura negra  e sua ancestralidade junto à população negra de São Paulo. O bloco que desfilará em Campos Elíseos, região central de São Paulo, no próximo dia 23 de fevereiro, terá sua concentração ao meio dia e dispersão às 17:00h fará um trajeto entre Rua General Marcondes Salgado e rua Vitorino Carmilo.

Foto: Reprodução Instagram // @ilu.ina

Bloco Afro Percussivo Batuquedum 

Marcando presença em São Paulo desde 2009, esse bloco traz toda a energia da cultura da Bahia para as ruas da terra da garoa, é uma oportunidade para os baianos que vivem na periferia da capital se conectarem com sua cultura natal e claro, resgatar a cultura afro do Brasil. O bloco desfilará no M Boi Mirim e tem concentração a partir das 15:00h passando entre a rua Dr. Geraldo Cardoso de Melo Filho e dispersão na rua Maestro Rocho Ferreira.

Foto: Reprodução Instagram // @blocobatuquedum

Bloco Ilú Obá De Min

Com o conceito de trazer uma experiência cultural além da folia, o bloco Ilú Obá de promove a cultura afro-brasileira e busca empoderar mulheres na luta contra o racismo, lesbofobia e machismo. trazendo uma estética musical e vestimentas que remetem a períodos históricos, vem também com danças batuques e outros elementos da cultura preta no brasil. Seu trajeto vai da praça Dom José Gaspar onde concentra ao meio dia e dispersão às 17:00h passando também pela Rua Barão de Itapetininga.

Foto: Reprodução Instagram // @creandofoto / @iluoba

Dicas e cuidados

A melhor forma de chegar até os bloquinhos é utilizando o transporte publico. O metrô de São Paulo vai oferecer alguns serviços de conveniência aos foliões nos dias 22 e 23 de fevereiro e nos quatro dias de festa. entre as ações estão: pontos de distribuição de água gratuito, informações sobre itinerário dos blocos e até maquiagem. O registro de altas temperaturas é comum nessa época do ano, portanto, use protetor solar e beba bastante água. Caia na folia com alegria e responsabilidade.

Leia também: Carnaval de Salvador 2025: programação conta com mais de 40 atrações na capital baiana

Erick Braga

Erick Braga

Formado em jornalismo no ano de 2023 pela Universidade São Judas Tadeu,criado no interior da Bahia e residindo desde 2012 em São Paulo, acredita no jornalismo profissional como ferramenta de transformação social e combate a desinformação.

Deixe uma resposta

scroll to top