Entre este sábado (17) e domingo (18) de maio, o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), no Rio de Janeiro, recebe o Integração Fluminense de Capoeira Angola e Cultura, evento gratuito produzido pelo Grupo Ngoma Capoeira Angola, com atividades que celebram a cultura afro-brasileira.
Serão realizadas gratuitamente oficinas de musicalidade, capoeira angola, jongo, dança afro e samba-de-roda, ministradas pelas mestras e pelos mestres dos grupos integrados, e ainda organizará rodas de capoeira e debates em roda.

O evento conta com a presença de convidadas e convidados especialistas em história e cultura africana e afro-brasileira. Contará, ainda, com a participação de integrantes do Grupo de Capoeira Angola Angolinha – GCANG e Samba do Belelê (Seropédica), Grupo Unificar de Capoeira Angola – GUCA (Duque de Caxias), Grupo Mocambo de Aruanda e Grupo Aluandê (Rio de Janeiro).
O Ngoma Capoeira Angola também vai produzir um mini documentário dirigido por Marina Alves e Beatriz Salgado e um EP, com músicas de capoeira angola e samba-de-roda, que será disponibilizado no canal da Secretaria Municipal de Cultura, no Youtube e nas demais mídias virtuais.
A programação inicia com uma roda de conversa com mestras e mestres às 9h30 no sábado, seguido por um treino de capoeira. No domingo ela inicia às 10h, com um treino de capoeira angola com Mestra Tereza.
Serviço:
Integração Fluminense de Capoeira Angola e Cultura
Data: 17 e 18 de maio de 2025
Local: MUHCAB – Museu de História e Cultura Afro-Brasileira
Endereço: Rua Pedro Ernesto, 80, Gamboa, Rio de Janeiro/RJ, CEP: 20.220-350
Evento gratuito, com patrocínio da Secretaria Especial de Integração Metropolitana – SEIM, através do Programa INTEGRA RIO, e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
Leia também: “Capoeiristas são perseguidos até hoje”, pontua multiartista que leva a capoeira para pessoas LGBTQIAPN+