A Câmara Municipal do Rio de Janeiro, abrirá o auditório da casa, na manhã dessa quarta-feira (13), para debater o “Acesso a direitos no sistema prisional e socioeducativo”. Segundo o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário, mais de 50 mil pessoas estão no sistema carcerário atualmente no Rio, e uma das maiores reclamações dos familiares dos encarcerados é a falta de informação, orientação e projetos efetivos de reinserção no mercado de trabalho.
Pensando nisso, o projeto social EuSouEu lança a plataforma “Comunicárcere”: uma plataforma dedicada a facilitar a comunicação entre famílias de detentos e órgãos de apoio social. Entre os serviços, estão: acesso a vagas de emprego, a pré-vestibular e até assistência psicológica. O lançamento é organizado pela vereadora Monica Cunha, vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara.
A plataforma ainda está incluída na ODS 16 da ONU (que tem por objetivo promover a sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições).
O evento que é aberto ao público, contará com a presença da presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, Dani Monteiro, a defensora pública e assessora do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF), Caroline Tassara, a ativista e mobilizadora do Instituto Por Direitos e Igualdade, Monica Xavier, o representante do instituto ISER, Erivelto Melchiades e diversas outras personalidades ativistas de direitos humanos.
Leia também: Vereadora Monica Cunha recebe Moção Dandara de Palmares da OAB do Rio