”Cada vez mais temos os direitos trabalhistas questionados”, diz ator Drayson Menezes no ar em ‘Garota do Momento’

IMG_1892-scaled.jpeg

O ator Drayson Menezzes conversou com o Notícia Preta sobre sua participação na novela das 18h da Rede Globo, “Garota do Momento”. Seu personagem Alípio, um operário da fábrica, aparece na trama defedendo os direitos trabalhistas na época em que a novela se passa, no final dos anos 1950.

“É muito bom poder compor um personagem como esse, que traz um assunto tão importante e que dialoga tão bem com os dias de hoje. Cada vez mais temos os direitos trabalhistas questionados e atacados. É muito importante ter essa discussão em uma novela de sucesso como Garota do Momento’“, diz o ator.

Drayson Menezzes em ‘Garota do Momento’ como Alípio/ Foto: Reprodução/Globo

Para ele, a novela traz um contraste entre a realidade dos trabalhadores e a visão de quem tem o poder de mandar e desmandar, de quem detém os meios de produção.

Hoje vemos nas redes sociais trabalhadores sem conciência de classe defendendo a escala 6×1. Gente chamando o movimento pelo fim dessa escala exploratória de movimento de vagabundos. No Brasil estamos debatendo sobre o fim da escala 6×1 a duras penas enquanto países desenvolvidos já aprovaram a escala 4×3, com finais de semana de 3 dias! A escala 6×1 é exploratória”, declara o ator.

O início da CLT em 1943 marcou uma virada no cenário trabalhista brasileiro. Na trama, Alípio, operário da fábrica, vai ao escritório do seu chefe Juliano Alencar, interpretado por Fabio Assunção, para reivindicar os direitos do seu pai, também operário, que sofreu um acidente de trabalho. Ele faz exigências com base na CLT, mas é demitido sem nada. Mesmo demitido, lidera um piquete com outros operários e paralisa a produção exigindo melhores condições de trabalho. 

Drayson fala sobre a importância do assunto abordado e espera que o público perceba o quão antiga é a luta por direitos trabalhistas no Brasil.

“Precisamos de muito mais atenção sobre a luta pelos direitos trabalhistas e coletivos! Com a internet e as fakenews temos muita desinformação  sobre políticas públicas rolando. Muito se fala sobre livre mercado e a proliferação da falta de consciência de classe é estimulada de forma consciente por parte daqueles que exploram. Por isso acho tão importante ter esse assunto na novela”, pontua ele.

Leia também: “É um retrato de muitas famílias”: atores negros celebram seus personagens na novela ‘Mania de Você’

Deixe uma resposta

scroll to top