Palestrantes brasileiras denunciam caso de racismo na Brazil Conference, em Harvard

Design-sem-nome-3.webp

No último domingo (07), durante a Brazil Conference na Universidade Harvard, duas palestrantes brasileiras relataram terem sido vítimas de racismo por parte de estudantes da instituição. Naira Santa Rita e Marta Melo afirmaram que um trio de estudantes brasileiras ironizou suas tranças, insinuando que estavam infestadas de piolhos.

O episódio ocorreu durante uma das palestras da conferência no último sábado (06). Naira Santa Rita, uma das palestrantes, relatou que, ao perceber o racismo, se conteve para evitar ser estereotipada como uma mulher negra raivosa.

Confira o discurso completo / Vídeo: Reprodução

“Em outras situações, eu as teria confrontado, porque o constrangimento, principalmente em situações de racismo, é pedagógico, mas diante de tamanha violência em um espaço como a Brazil Conference, que se considera inclusivo, diverso, eu precisei calcular. Pois eu e Marta, mulheres negras, temos muito mais a perder do que 3 meninas brancas de Harvard. Se nós as tivéssemos confrontado, nós teríamos sido vistas como mulheres negras raivosas, escandalosas e até mesmo vitimistas”, relatou Naira.

Naira Santa Rita e Marta Melo leram uma carta ao final de um painel sobre impacto social, mediado pela atriz e apresentadora Regina Casé, reivindicando mais representatividade na organização da Brazil Conference e medidas efetivas de combate ao racismo.

Enquanto estivermos com discursos cheios de práticas vazias, não só o Brasil, nosso amado país, mas também a Brazil Conference e suas estruturas vão continuar refletindo e perpetuando a manutenção das estruturas racistas, excludentes, que não representam o Brasil que queremos de forma alguma”

Nas redes sociais, a organização da Brazil Conference lamentou o ocorrido afirmando repudiar qualquer forma de discriminação racial. Prometeu tomar medidas para abordar o incidente e anunciou que a equipe responsável pela mesa de impacto social se reuniria para encontrar soluções.

Leia a nota na íntegra:

“A Brazil Conference repudia racismo e oferece apoio às vítimas

A Brazil Conference reconhece e reitera seu compromisso contra o racismo em todas as suas formas. Repudiamos veementemente qualquer ato de discriminação racial e não compactuamos com tais comportamentos em nossos eventos.

É fundamental destacar que a Brazil Conference está comprometida em promover um ambiente inclusivo e diverso, onde todas as vozes são respeitadas e valorizadas. Lamentamos profundamente qualquer incidente de racismo que tenha ocorrido durante o evento e estamos tomando medidas para endereçar o acontecido.”

Leia também: Envelhecimento da população pode gerar aumento de 77% nos casos de câncer até 2050

O evento, realizado desde 2015 pela comunidade brasileira de estudantes na região de Boston, tem como objetivo discutir os desafios e caminhos para o Brasil. A última edição contou com a participação de autoridades, pesquisadores e artistas brasileiros. A organização se comprometeu a implementar medidas para garantir que episódios semelhantes não ocorram na conferência do próximo ano.

Lucas Santos

Lucas Santos

Lucas Santos é estudante de comunicação social, com habilitação em Rádio e TV pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Ingressou na TV UFMA em novembro de 2022, trabalhando na produção de pautas jornalísticas e reportagens. Em junho de 2023, começou a estagiar na TV CIDADE, afiliada da RECORD. Atualmente, Lucas continua trabalhando com jornalismo diário na TV UFMA, exercendo a função de produtor e repórter. Além disso, faz trabalhos com fotografia, gerenciamento de redes sociais e redação.

Deixe uma resposta

scroll to top