Beija-Flor de Nilópolis vai cantar sobre o Bembé esta noite

beija-flor.webp

Hoje, segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026, a Beija-Flor de Nilópolis, atual campeã do Carnaval do Rio de Janeiro, volta à Marquês de Sapucaí para apresentar seu desfile pelo Grupo Especial. Conforme a programação oficial dos desfiles, a escola será segunda a cruzar a avenida na noite, trazendo ao público um tema que celebra tradições afro-brasileiras e a cultura do candomblé de rua.

O enredo escolhido pela Beija-Flor para 2026 é “Bembé do Mercado”, uma homenagem ao que é considerado o maior candomblé de rua do mundo, realizado em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, no dia 13 de maio, desde 1889. A escola propõe mostrar ao Rio a força cultural, espiritual e histórica dessa festa, que reúne casas de candomblé e comunidades tradicionais em um grito de resistência e identidade negra.

A obra que embala a passagem da Beija-Flor na Sapucaí é o samba-enredo “Bembé”, que foi construído a partir da junção de duas composições selecionadas durante as etapas de escolha na quadra da escola. Essa união resultou em uma música que se tornou bastante popular, chegando a liderar rankings de execução no Rio, reforçando o trabalho coletivo e a força comunitária da agremiação nilopolitana.

Beija-Flor de Nilópolis, atual campeã do Carnaval do Rio de Janeiro, volta à Marquês de Sapucaí para apresentar seu desfile – Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil.

No centro do carro de som, os intérpretes Ninno e Jéssica Martin, escolhidos para suceder a lendária voz de Neguinho da Beija-Flor após sua aposentadoria, preparam-se para entoar o samba com energia e emoção. A rainha de bateria Lorena Raíssa, os mestres de bateria Plínio e Rodney e o casal de mestre-sala e porta-bandeira Claudinho e Selminha Sorriso também estão em destaque, prontos para abrilhantar a apresentação.

Os componentes da comunidade têm expressado grande entusiasmo nas semanas finais de ensaios. Muitos acreditam que o enredo e o samba têm potencial não apenas para empolgar a Sapucaí, mas também para colocar a escola novamente entre as principais candidatas ao título. A expectativa é que, ao cruzar a avenida nesta noite de 16 de fevereiro, a Beija-Flor traduza em ritmo, cores e movimento a ancestralidade, a fé e a resistência retratadas no Bembé do Mercado, um desfile que promete ser uma das grandes expressões culturais do Carnaval carioca em 2026.

Leia mais notícias por aqui: Dívidas aumentam após liquidação do Master, e clientes do Will Bank cobram explicações do BRB

Thayan Mina

Thayan Mina

Jornalista pela Faculdade de Comunicação (FCS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Atualmente mestrando pelo PPGCOM da Escola de Comunicação (ECO) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top