Aulas são suspensas na capital do Acre por conta do perigo da poluição do ar

Imagem-do-WhatsApp-de-2024-09-03-as-08.07.48_3552bc63-1024x576-1.jpg

Um decreto desta segunda-feira (02), da prefeitura de Rio Branco, capital do Acre, determinou a suspensão das aulas na rede pública de ensino por conta da poluição do ar. Na segunda a cidade amanheceu com uma nuvem de poluição que alcançou o nível ‘perigoso’, segundo um monitoramento em tempo real da IQAir.

A empresa suíça analisa os níveis de impurezas em diversos países, e na capital acreana marcou o último grau de classificação da plataforma: 594. Com isso, a suspensão das aulas, que afetou 90 unidades escolares, é válida até próxima sexta-feira (06), com a possibilidade de ser prorrogada. Mas a previsão é que as aulas retornem na próxima semana.

Acúmulo de fumaça se deu por conta do elevado número de focos de calor /Foto: Pedro Devani/Secom

A preocupação com os índices de poluição acontecem pois Rio Branco apresentou a concentração de 399.7 µg/m³ (microgramas por metro cúbico) de material particulado, o que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), significa um alerta para emergência em saúde.

As autoridades recomendam que além de hidratação, a população use máscaras para se proteger, já que segundo o decreto, a intenção da medida é de proteger a saúde dos cidadãos, principalmente com relação a problemas respiratórios.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a capital do estado já possui 216 focos de incêndio este ano, ou seja, um aumento de 55% em relação ao mesmo período do ano passado.

Leia também: A vida entre extremos: depois da cheia, ribeirinhos enfrentam a seca no Acre

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top