Conhecida como Malu ou Maluzzita no universo gamer, Maria Luiza dos Santos Souza é carioca, nascida e criada na comunidade da Vila do João, no Complexo da Maré (RJ). Com 19 anos ela vai representar o Brasil no primeiro torneio de e-Sports do World Skate Games, campeonato mundial de skate, realizado este mês, em Roma, na Itália.
Malu foi selecionada pela Confederação Nacional de Skate (CBSK) e entra para a história como a primeira mulher brasileira a se classificar para a nova competição de jogos eletrônicos. Ela disputará a modalidade Skate XL, jogo de simulação de skate que permite realizar manobras em ambientes digitais, como se estivesse praticando na vida real.
Maluzzita é atleta de eSports e Embaixadora da DiversiGames, empresa de impacto social que promove letramento digital e acesso à cultura gamer a grupos minorizados como crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica, moradores de favelas ou de outras localidades, pessoas com deficiência (PcD), negros e representantes da comunidade LGBTQIAPN+.
Foi em um dos centros de formação da DiversiGames, inclusive, que Malu começou a praticar o e-skate, com treinamentos realizados em parceria com a Player 1 Gaming Group (P1GG). “Nunca andei de skate na rua, mas comecei a praticar na tela e me encantei. Os jogos eletrônicos são minha grande paixão e dão sentido à minha vida, desde os tempos em que eu frequentava a lan house aqui na comunidade para jogar. Agora eles fazem parte da minha profissão”, conta a atleta, que também é criadora de conteúdo. “É uma sensação maravilhosa estar representando o Brasil, e mais ainda, estar representando as mulheres em um campeonato gigante”, orgulha-se.
Ela embarca para Roma nesta segunda-feira (16), dois dias antes do torneio de e-sports, que acontece nos dias 18 e 19/9, e se diz preparada para enfrentar o novo desafio. ”Será uma oportunidade incrível ir para outro país competir. Parece que estou sonhando. E a Itália é um país que sempre quis conhecer, mas nunca imaginei chegar até lá. Estou muito feliz”, afirma.
A empolgação é tamanha que as redes sociais da atleta foram tomadas por uma contagem regressiva para sua ida ao evento mundial. Esta é a segunda viagem internacional de Maluzzita: em 2023, ela esteve na Alemanha, participando da Gamescom, maior feira de games do mundo, a convite da Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Games (Abragames).
“Na DiversiGames, estamos sempre na vanguarda, buscando novas formas de promover a diversidade e a inclusão na indústria dos games. Ao investir em modalidades como o skate XL, não apenas abrimos portas para nossos atletas em um cenário global, mas também damos mais um passo importante para diversificar e expandir o mercado de eSports no Brasil. Nossa missão é gerar oportunidades e mostrar que inovação, aliado ao trabalho, pode transformar vidas, criando um caminho para o desenvolvimento econômico e social através dos games e da formação de e-atletas, agora olímpicos”, afirma Mariana.
Considerado o maior hub de ESG e Games no Brasil, a DiversiGames possui centros de formação no Rio de Janeiro — em breve estará também em São Paulo — para crianças a partir de 7 anos até jovens 18 anos, com oficinas gratuitas de letramento digital que incluem cursos sobre jogos eletrônicos (Minecraft, Fortnite, League of Legends, Free Fire, Valorant, entre outros), criação de conteúdo (Creator) e desenvolvimento e programação de jogos, além de aulas de inglês e reforço escolar. Os espaços são adaptados para Pessoas com Deficiência (PcD) e os cursos possuem metodologia de ensino inclusiva para que todos possam participar.
Leia também: Piraí (RJ) recebe evento do AfroGames com inscrições até esta sexta e entrada franca