A viagem foi patrocinada pela Moove, que reforça seu compromisso com a pluralidade, e contou com a presença de Danilo Mendes, membro da companhia escolhido por sua competência e representatividade
Primeira mulher negra latino-americana a chegar ao cume do Everest, a brasileira Aretha Duarte liderou uma expedição especial no início de novembro, com destino ao monte Kilimanjaro, localizado na fronteira entre a Tanzânia e o Quênia, e reconhecido como o ponto mais alto da África, com uma altura de 5.895 m.
A viagem foi nomeada como Expedição Sankofa Kilimanjaro — em referência ao ideograma africano que simboliza a importância de olhar para o passado para construir o futuro — e levou uma equipe de pessoas negras a um dos marcos mais importantes da paisagem africana, como forma de celebrar o mês da Consciência Negra.
Aretha destaca que a expedição teve como objetivo inspirar pessoas negras a se conectarem com a sua ancestralidade para realizar seus sonhos e ocupar espaços. “A primeira Expedição Sankofa Kilimanjaro se despede, mas o legado permanece. Uma montanha escalada por pessoas negras, carregada de força, negritude, ancestralidade e representatividade. Esse feito vai ecoar não apenas como uma conquista pessoal, mas como um marco coletivo de resiliência e pertencimento”, enfatiza.
A expedição contou o patrocínio da Moove e com a presença de Aretha Duarte (São Paulo), do Moover Danilo Mendes (Rio de Janeiro), membro da companhia escolhido por sua competência e representatividade, Katia Agatha (Rio de Janeiro), Jorge Afonso (São Paulo), Eder Santos (Bahia) e Gabriel Tarso (São Paulo). Para a Moove, acompanhar mais uma expedição da atleta, de forma tão próxima, é motivo de orgulho, conforme destaca Camila Fiasqui, Gerente de Pessoas e Cultura.
Leia mais notícias por aqui: “Eu quero que as pessoas vejam a minha Maré”, diz Raphael Vicente em novo episódio do videocast ‘Ekos’