Ambos os tenistas, um venezuelano e um colombiano responderam pelo crime de injúria racial. Caso foi gravado pelo espectadores que assistiam o torneio em Santa Catarina.
Luis David Martínez, tenista da Venezuela e Cristian Rodriguez, tenista da Colômbia, foram presos pelo crime de injúria racial após ofenderem torcedores dentro da quadra com gestos imitando um macaco e xingamentos racistas contra um funcionário do clube onde disputavam um torneio. O caso aconteceu durante Itajái Open de Tênis, realizado no Clube Itamirim, na cidade de Itajaí em Santa Catarina.
Segundo relatório policial o caso começou após os tenistas estrangeiros perderem uma partida para uma dupla brasileira. O tenista Luis David, de 36 anos, ainda em quadra realizou “com gestos discriminatórios imitando um macaco ao coçar as axilas” para a torcida presente no local. Cristian Rodriguez teria chamado um funcionário de “macaco” de acordo com testemunhas presentes no local.

Os dois tenistas foram presos após deixarem o local e irem para o hotel onde estavam hospedados. A denúncia foi feita por espectadores que acionaram a polícia e gravaram os xingamentos e ofensas racistas realizada por eles.
A audiência de custódia deve ocorrer nesta sexta-feira (23). A organização do Itajaí Open se manifestou em nota, lamentando o ocorrido e repudiando o racismo praticado pelos tenistas:
“O ocorrido durante o jogo de duplas hoje no Itajaí Open teve ação imediata da Polícia Militar que estava presente e tomou as devidas providências dentro da legislação brasileira. O Itajaí Open repudia veementemente o racismo ou a discriminação de qualquer natureza”.
Leia também: Justiça Federal condena vereador e mais 11 por tortura contra indígenas após 20 anos
Em nota, a Federação Catarinense de Tênis (FCT) também repudio todo e qualquer ato de racismo:
“A Federação Catarinense de Tênis (FCT) repudia todo e qualquer ato de racismo. O tênis é uma modalidade que promove a união e o respeito e não compactua com atitudes que não transmitam o espírito esportivo. A entidade também se solidariza com as vítimas do caso no Itajaí Open e apoia as ações da organização do torneio.“









