Depois de se autodeclarar negro ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o candidato ao governo do Estado da Bahia, ACM Neto (União Brasil), chamou atenção por um vídeo publicado em sua conta no Instagram usando um filtro com o nome “bronze”, da influenciadora Carol Peixinho.
O vídeo foi publicado durante um ato de campanha, na noite da última quinta-feira (6) e os internautas acusaram o candidato de tentar “escurecer” o tom de pele com a utilização do filtro. A assessoria de ACM Neto confirmou que o vídeo é oficial, mas que ocorreu um erro por parte da equipe. “Foi falta de atenção, coincidência. Foi um erro da equipe, não tem outra coisa para dizer. É verdade [a publicação do conteúdo]”, disse a assessoria em nota enviada ao Uol Notícias.
Leia também: ACM Neto mudou a autodeclaração no TSE de branco para pardo
Um dos usuários do Twitter repostou o vídeo que criticou o candidato do União Brasil. “ACM Neto deu o maior vacilo hoje, postou um stories no Instagram antes de salvar e aparece nitidamente o uso do filtro ‘bronzer de Carolpeixinho’, usado para escurecer a pele dele na rede social”, escreveu.
Autodeclaração
O candidato vem sido criticado desde que se autodeclarou “pardo” ao TRE da Bahia. Anteriormente, ele havia registrado como branco e que foi um “equívoco do departamento jurídico”. Em entrevista à TV Bahia, ele disse que “o IBGE que estava errado em classificar pardo como negro”. Além disso, ACM Neto disse que sempre se sentiu negro e que as críticas são “falta de caráter e desespero dos adversários”.
A repercussão nas redes sociais foram imediatas e a #acmnegro chegou aos assuntos mais comentados do Twitter, na época. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a população negra é formada pelo somatório de pretos e pardos, considerada a maior parcela da população brasileira.