Ação do Mês da Filantropia Negra acontece nesta quinta-feira (3) em São Paulo

pexels-pixabay-45842-scaled.jpg

Coordenada no Brasil pelo GIFE [Grupo de Instituições, Fundações e Empresas], a iniciativa que marca o “Mês da Filantropia Negra” é realizada nesta quinta-feira (03), em São Paulo. A edição deste ano tem como tema Love in action – Amor em ação: Cultivando o amor como ferramenta de liberdade e ação social”. 

Pela primeira vez, o país receberá a cientista social, porta-voz mundial no assunto e criadora do Mês de Filantropia Negra, Jacqueline Copeland. O Mês da Filantropia Negra é um movimento global que acontece há 22 anos, em agosto, para tornar a filantropia negra mais poderosa e equitativa. Em média, mobiliza anualmente cerca de 17 milhões de pessoas em 60 países. 

O evento faz parte de um movimento global / Foto: Pexels

Este ano — inspirado nas obras da escritora e ativista bell hooks, buscando colocar o amor como protagonista das discussões e enxergá-lo como ato indispensável para a conscientização e sensibilização às opressões presentes na sociedade, incentivando a empatia e a transformação social — o mote do Mês da Filantropia Negra remonta ao resgate do significado da filantropia como “amor pela humanidade”. No contexto da filantropia negra, destaca-se o poder do amor-próprio negro como um valor que promove direitos humanos, impulsionando a justiça racial, social, econômica, de gênero e ambiental em todo o mundo.

Além de “Jackie” Copeland, outros especialistas estarão no evento brasileiro. Entre eles, Aline Odara, idealizadora e diretora-executiva do Fundo Agbara, primeiro fundo filantrópico de mulheres negras do país; Giovanni Harvey, diretor executivo do Fundo Baobá para a Equidade Racial; Ligia Margarida, presidente da Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD); Paulo Rogerio Nunes, cofundador da aceleradora de impacto social Vale do Dendê; Luana Batista, coordenadora de pesquisa na Iniciativa PIPA e no Instituto Gesto; e Cassio França, secretário-geral do GIFE.

O encontro desta quinta-feira (03) terá o objetivo de apontar novos caminhos para o fortalecimento da filantropia brasileira. 

O GIFE — O Grupo de Instituições, Fundações e Empresas (GIFE) é referência nacional em mobilização de Investimento Social Privado (ISP) e fortalecimento da filantropia no país. Há 28 anos, a associação conecta e incentiva instituições para que elas invistam e executem iniciativas e projetos de interesse público, voltados à redução das desigualdades, equidade racial e de gênero, educação, saúde, justiça climática, sustentabilidade e apoio à juventude, entre outros segmentos.

O GIFE promove a integração de uma rede de mais de quase 170 associados que, juntos, aportaram R$ 5,3 bilhões em ISP no ano de 2020 [pico da pandemia da Covid-19]. Com estes recursos, os associados operaram projetos próprios ou viabilizaram ações de terceiros em benefício a milhares de pessoas.

SERVIÇO — Mês da Filantropia Negra 2023

Love in action – Amor em ação: Cultivando o amor como ferramenta de liberdade e ação social”

∙         Data: 3 de agosto [nesta quinta-feira]

∙         Horário: das 9h às 12h

∙         Local: Unibes — Rua Oscar Freire, nº 2.500, Sumaré, São Paulo (SP)

Leia também: “Universidades devem ser espaços de inclusão”, diz Silvio Almeida em evento em Santa Catarina

Deixe uma resposta

scroll to top