A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais divulgou a lista dos finalistas do 22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, com o filme ‘Medida Provisória’, de Lázaro Ramos liderando as indicações em 15 categorias. Em seguida vem o filme de “Marte Um”, de Gabriel Martins com 13 indicações. No geral mais de 200 profissionais indicados.
A cerimônia será realizada no dia 23 de agosto, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo para todo o país pelo Canal Brasil e pelo Youtube da Academia. Os finalistas que concorrem ao Prêmio Grande Otelo em 28 categorias vão receber os votos dos sócios da Academia, além do Voto Popular.
Ao todo, 34 longas-metragens brasileiros e 12 longas estrangeiros foram indicados, além de 15 curtas brasileiros.
Este ano uma das novidades da premiação é que os filmes ibero-americanos foram indicados não pelos distribuidores, e sim pelas academias de seus respectivos países: Academia de Cine de Chile, Academia de las Artes y Ciencias Cinematográficas de la Argentina, Academia de las Artes y las Ciencias, Cinematográficas de España, Academia Colombiana de Artes y Ciencias Cinematográficas e Academia Portuguesa de Cinema.
Além disso as séries de ficção passam a concorrer em uma única categoria, sem distinção para as produções independentes da TV aberta, TV Paga e OTT. A categoria Melhor Longa-Metragem Comédia
concorrerá exclusivamente ao Voto Popular.
Os vencedores de cada categoria serão escolhidos de 29 de junho a 10 de julho, com votação entre os sócios da Academia. No dia 23 de julho começa a votação popular pela internet, para que o público escolha o seu filme favorito entre os longas brasileiros finalistas de ficção (drama e comédia) e documentário.
Para conhecer os indicados acesse a página oficial do evento.
Leia também: Museu Afro Brasileiro Emanoel Araújo inaugura exposição “Roça é Vida”