A pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Rayane Cristian Ferreira Silva, foi a vencedora da terceira edição do Prêmio Jovem Pesquisador. A premiação, concedida pelo Comitê de Jovens Pesquisadores da Sociedade Brasileira de Química (JP-SBQ) e da Royal Society of Chemistry (RSC).
O prêmio leva em consideração a trajetória de cada pesquisador e tem como objetivo reconhecer a competência científica e a qualidade do trabalho de jovens que participam das reuniões anuais da Sociedade Brasileira de Química.
O prêmio é dividido em duas categorias, uma que contempla estudantes de doutorado ou recém-doutores e a outra, vencida por Rayane, que é destinada a pós-doutorandos e pesquisadores em início de carreira.
Rayane agradeceu a conquista e ressaltou o trabalho executado durante os anos de pesquisa. “Tem um significado de reconhecimento por toda luta, esforço e dedicação ao longo dos anos”, disse ela que completou lembrando as conexões que fez durante o prêmio.
Leia também: UNEAFRO realiza Aulão na UERJ para debater universidade democrática e antirracista
“Estabeleci conexões de extrema importância e de parcerias com outros pesquisadores, além de trazer um senso de responsabilidade, já que sabe o quanto a representatividade importa”, afirma.
Atualmente, Rayane é pós-doutoranda na Universidade Federal de Minas Gerais, onde desenvolve pesquisas na área de materiais de carbono com foco em tecnologias para adsorção, armazenamento de energia, descarbonização e sustentabilidade.
“Ao longo de toda minha vida me inspirei em intelectuais negras, quando o medo e a insegurança causadas pelo racismo estrutural batiam. Nunca imaginei que um dia poderia ser fonte de inspiração para outras jovens cientistas”, finaliza.