Pela primeira vez em solo carioca, o Coletivo CIDA (Coletivo Independente Dependente de Artistas), do Rio Grande do Norte, apresentará os premiados espetáculos de dança contemporânea “Corpos Turvos” e “Reino dos Bichos e dos Animais, Esse é o Meu Nome”, a partir de 1 de junho, de quinta a domingo, às 20h, na Arena do Sesc Copacabana, RJ. A curta temporada vai até o dia 11.
As duas obras serão encenadas em sequência e fazem parte de uma trilogia em dança-tragédia desenvolvida pelo grupo e coreografada por René Loui. “Corpos Turvos” usa a linguagem da dança para trazer reflexões sobre a invisibilização e o silenciamento de corpos pretos, pobres, periféricos, LGBTQIAPN+, de pessoas com deficiência e outros corpos fora dos padrões.
Já “Reino dos Bichos e dos Animais, Esse é o Meu Nome” tem como ponto de partida a obra de Stella do Patrocínio, mulher preta que viveu por quase 30 anos, sequestrada em ambiente manicomial.
As montagens têm interlocução dramatúrgica de Jussara Belchior e elenco formado por: Ana Cláudia Viana, Jânia Santos, Marconi Araujo, Pablo Vieira e Rozeane Oliveira, além de René Loui. Todas as sessões terão audiodescrição e interpretação em LIBRAS.
A temporada no Sesc Copacabana é impulsionada pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar e os espetáculos são vencedores dos prêmios: Prêmio Funarte – Dança Acessível – Acessibilidança 2021; Prêmio Sesc de Artes Cênicas 2022; e do Prêmio Funarte de Estímulo ao Teatro 2022, que possibilitou a realização da terceira parte da trilogia, “Insanos e Beija-Flores a Dois Metros do Chão”.
Leia também: O Corpo Negro: festival termina com show de Xande de Pilares na Praça Mauá, no Rio
SERVIÇO:
Dias: De 1 a 11 de junho, de quinta a domingo
Horário: 20h
Local: Arena do Sesc Copacabana
Endereço: Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ
Informações: (21) 2547-0156
Classificação indicativa: 18 anos
Duração: 80 minutos
Lotação: 246 ingressos por apresentação – Sujeito à lotação.