O craque do Mundial de Clubes é brasileiro! Autor de dois gols na final contra o Al Hilal, neste sábado (11), Vinicius Jr foi eleito o melhor jogador do torneio, em premiação divulgada pela Fifa após vitória do Real Madrid por 5 a 3. Vini, que vem recebendo recorrentes ataques racistas na Espanha, responde aos críticos com aquilo que ele sabe fazer de melhor: jogar bola. Pedro, atacante do Flamengo, foi o artilheiro, com quatro gols e ficou com a Chuteira de Ouro.
Vinicius foi eleito o melhor em campo na semifinal, contra o Al Ahly, e na decisão, contra o Al Hilal. O jovem atacante encerrou a atual edição com três gols e uma assistência. Ele é o sexto brasileiro a levar a Bola de Ouro do torneio da Fifa.
Na decisão, o atacante brasileiro também foi decisivo, ao anotar o primeiro gol do Real Madrid, logo a 12 minutos do primeiro tempo, e o quinto, aos 23 da etapa final. Também deu assistência para o tento de Karim Benzema, o terceiro dos espanhóis.
LEIA TAMBÉM: Valladolid punirá torcedores que praticaram racismo contra Vinicius Junior
Ataques racistas
Enquanto apresenta ascensão meteórica dentro de campo, jogando bem, titular do clube mais vitorioso da atualidade e lutando pelo posto de melhor jogador do mudo, Vinícius Júnior, cria de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, vem sofrendo ataques racistas na Espanha. O brasileiro tem se manifestado cobrando medidas das autoridades espanholas.
Vini Jr, ficou na 8ª colocação na premiação da Bola de Ouro 2022, prêmio entregue pela revista francesa “France Football”. Esta é a melhor posição do atacante, que foi campeão da Supercopa da Espanha, La Liga, da Champions League, marcou 22 gols e deu 16 assistências na temporada passada.