A cerimônia de posse do presidente Lula seguirá o rito tradicional, com desfile em carro aberto, o Rolls-Royce Silver Wraith, entre a Catedral e o Congresso Nacional, onde ele será empossado no plenário da Câmara dos Deputados.
A equipe de segurança de Lula chegou a cogitar a possibilidade de o petista utilizar um veículo blindado. Neste domingo (1º), no entanto, foi confirmada a passagem pela Esplanada dos Ministérios no tradicional Rolls-Royce Silver Wraith, de 1952, um automóvel conversível.
Em seguida, ele vai para o Palácio do Planalto, onde receberá a faixa presidencial, faz o tradicional discurso no parlatório e cumprimenta os chefes de Estado e de governo presentes na cerimônia. Para às 19h30 está prevista uma recepção às delegações estrangeiras no Itamaraty.
LEIA TAMBÉM: Posse do presidente eleito, Lula, acontece neste domingo (01)
Lula decidiu, como em suas posses anteriores, ficar perto do povo e optou pelo carro aberto para estar em contato com o público. O presidente da República eleito considerou que não pode ficar refém de ameaças. Entretanto, em caso de chuva o veículo fechado pode ser utilizado.
Lula conquistou mais de 60 milhões de eleitores, quase 51% dos votos válidos nas últimas eleições. Neste domingo (1) ele toma posse para mais quatro anos de governo. É a primeira vez que um presidente é eleito pela terceira vez.