Nesta sexta-feira (30), foi anunciado que o Porto de Santos será renomeado em homenagem ao Pelé. A iniciativa é uma proposta do governo Lula (PT), sendo oficializada pelo futuro ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB-SP).
Um decreto será assinado no dia 02 de janeiro, após a posse do novo ministro. Diante disso, o nome do local será alterado para Porto de Santos Pelé. Esta homenagem faz referência a cidade de Santos (SP), pois o jogador começou a carreira e se tornou um ídolo no Santos Futebol Clube.
Em justificativa ao decreto, o futuro presidente Lula (PT) escreveu uma mensagem no Twitter comunicando a novidade. “Eu tive o privilégio que os brasileiros mais jovens não tiveram: eu vi Pelé jogar, ao vivo, no Pacaembu e Morumbi. Jogar, não. Eu vi o Pelé dar show”, comunicou o político.
De acordo com a Folha de São Paulo, a proposta surgiu por iniciativa do deputado federal eleito Paulo Barbosa (PSDB-SP), teve apoio do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB-SP). Assim, os acordos foram negociados para que ocorresse a mudança de nome em homenagem ao rei Pelé.
Leia também: O Velório de Pelé acontecerá segunda-feira (02) e terá duração de 24h
A cidade de Santos é o local escolhido para sediar o Museu Pelé, inaugurado no ano de 2014, durante a Copa do Mundo que aconteceu no Brasil. Desta forma, o governo Lula em uso dos poderes aprovou a iniciativa de homenagem.
0 Replies to “Governo Lula modificará o nome do Porto de Santos para homenagear Pelé”