O filme curta-documentário “Uma Geografia das Desigualdades”, realizado pela Oxfam Brasil, é um dos selecionados do XIII Brazilian Film Festival. O evento foi marcado para ocorrer ao longo do mês de novembro de 2022 nos formatos presencial e virtual nos Estados Unidos (Chicago) e no Brasil. Em São Paulo, o filme está na programação desta sexta-feira (25), na sala 4 do Espaço Itaú de Cinema Augusta, na sessão de 19h30.
“Uma Geografia das Desigualdades” tem roteiro e direção da cineasta Day Rodrigues, que entrevista durante o filme a urbanista e arquiteta Joyce Berth pelas ruas da região central da cidade de São Paulo. O filme propõe uma discussão sobre como as grandes cidades refletem cada vez mais a exclusão social e as diversas formas de desigualdade, levando em consideração os recortes de gênero e raça.
“Atualmente, 84% da população do Brasil vive em áreas urbanas e mais de 11 milhões de pessoas moram em favelas. Nesse espaço urbano, especialmente nas periferias e favelas, as desigualdades vêm comprometendo o exercício dos direitos, a vida digna e a participação democrática das pessoas”, afirma Day Rodrigues.
Leia também: Museu Afro Brasil altera o nome em homenagem a Emanoel Araújo
A mostra tem abertura oficial nesta quinta-feira, 24, em São Paulo, no Espaço Itaú de Cinema Augusta, e sessões marcadas também em Bragança Paulista no Teatro Carlos Gomes, de 1 a 4 de dezembro, e Porto Alegre, de 9 a 11 de dezembro.