São Paulo sedia a 4ª edição do festival de cinema negro Nicho Novembro

4-Mangifera.png

Entre os dias 4 e 13 de novembro será realizada a quarta edição do festival de cinema negro Nicho Novembro, retornando ao formato presencial após a pandemia da Covid-19. Com programação totalmente gratuita, este ano o festival acontecerá no Centro Cultural São Paulo (CCSP) e no Instituto Moreira Salles.

Cena do filme 4 Mangífera, de Flávia Gusmão – Foto: Divulgação

Ao todo, serão exibidos 31 filmes, rodas de conversa sobre obras exibidas, workshops, painéis, exposição, show com Afrojam-SP e sessão especial ao ar livre, no Jardim Suspenso do CCSP. O Público de outras cidades e países poderá assistir às reprises dos filmes da mostra pela plataforma de streaming Sala 54.

“O Nicho Novembro é o evento mais importante do ano para o Instituto Nicho 54. Em 10 dias, como parte da agenda de celebração e lutas da comunidade negra que marca o mês de novembro, o festival materializa nossos três eixos de atuação, com atividades de formação profissional no audiovisual, debates e contribuições práticas para a construção de um mercado de trabalho com equidade racial e de gênero, e curadoria, com uma mostra de filmes que celebra as vidas negras em toda nossa potência e complexidade”, diz Fernanda Lomba, cofundadora e diretora-executiva do Nicho 54.

Com programações simultâneas em dois dos principais espaços culturais da cidade de São Paulo — o Centro Cultural São Paulo (CCSP), na Rua Vergueiro, e o Instituto Moreira Salles (IMS), na Avenida Paulista —, o Nicho Novembro se prepara para receber seu maior público: mais de 1.000 pessoas devem participar das atividades presenciais e mais 1.500 pessoas de outras cidades e países devem assistir aos filmes pela plataforma de streaming Sala 54.

“A potência do Nicho Novembro sempre esteve em uma curadoria dedicada e cuidadosa, que investe em pesquisa e construção de relações. Além disso, busca conciliar a força das histórias com ousadia formal, trazendo obras que se destacaram em festivais internacionais e que constroem pontes na diáspora negra”, diz Heitor Augusto, programador-chefe e cofundador do Instituto Nicho 54.

Leia também: “Sonho sendo realizado”, Pocah comemora divulgação na Times Square, em Nova Iorque

O evento é realizado pelo Instituto Nicho 54, organização fundada em 2019 com a missão de desenvolver carreiras de profissionais negros em posições de liderança no mercado audiovisual, buscando promover equidade racial e de gênero em toda cadeia do setor, e ao mesmo tempo contribuir para expandir o imaginário sobre sonhos e caminhos de vida para pessoas negras no Brasil. 

Para mais informações e conhecer toda programação do Nicho Novembro, acesse o perfil do Instagram do Nicho 54.

0 Replies to “São Paulo sedia a 4ª edição do festival de cinema negro Nicho Novembro”

Deixe uma resposta

scroll to top