Um encontro virtual sobre comunicação acontecerá na próxima terça-feira (18) e quinta-feira (20), com oficinas online, que vão falar sobre estratégias de comunicação, aprimoramento da relação com a imprensa local e nacional, técnicas para elaboração de roteiro de produção de vídeo e de entrevistas. Toda programação é voltada para lideranças indígenas e quilombolas.
A liderança da formação será feita por especialistas da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ) e pela Mídia Índia, e contará com a participação de 70 organizações. A iniciativa do encontro é da Aliança Entre Fundos, que reúne o Fundo Baobá para Equidade Racial, Fundo Brasil de Direitos Humanos e Fundo Casa Socioambiental.
“É crucial fortalecer as narrativas dos povos indígenas e quilombolas esuas lutas em defesa do direito à vida, à terra e ao território”, afirma a diretora de programa do Fundo Baobá, Fernanda Lopes. A superintendente adjunta do Fundo Brasil, Allyne Andrade, reforça o pensamento. “Para isso, a comunicação é fundamental porque é através das histórias que os saberes tradicionais e culturais são transmitidos e compartilhados entre as gerações”, afirma.
Leia também: Força Nacional fica mais 90 dias em terra indígena no Amazonas
Também a diretora executiva do Fundo Casa Socioambiental , Cristina Orpheo, aposta nesta estratégia. “Essas narrativas precisam ser espalhadas pelo país para que o Brasil aprenda a reconhecer e valorizar sua própria história e respeitar as suas lutas através das histórias contadas”, conclui.
0 Replies to “Encontro virtual apresenta estratégias de comunicação para quilombolas e indígenas”