Policial militar que pisou em pescoço de mulher negra é absolvido pela Justiça

Policial-que-pisou-no-pescoco-de-uma-comerciante-negra-em-SP-e-indiciado-por-abuso-de-autoridade.jpg

Um policial militar foi absolvido pela Justiça Militar de São Paulo nesta terça-feira (23), pela acusação em que ele foi filmado pisando no pescoço de uma mulher negra. Além disso, o cabo que estava presente no acontecimento também foi absolvido do processo. 

Em 2020 após uma abordagem a vítima, uma comerciante tinha 51 anos na épca, teve seu pescoço pisoteado pelo soldado enquanto um procedimento era realizado em Parelheiros, na Zona Sul de São Paulo. A mulher inclusive relata que atualmente sofre com dores na perna que foi quebrada e dor nas costas.

O Ministério Público do Estado de São Paulo acusou o soldado por quatro crimes, sendo eles: lesão corporal, abuso de autoridade, falsidade ideológica e inobservância de regulamento. Enquanto o cabo foi acusado por dois: falsidade ideológica e inobservância de regulamento.

Policial pisa em pescoço de mulher negra.
Fonte: vídeo

A mulher contou ainda que quanto mais se debatia, mais o policial apertava a botina no pescoço dela. O caso teve repercussão nacional, sobretudo por causa das imagens documentarem o momento e que ela estava deitada com os pés do policial em seu pescoço. Em reposta as acusações os policiais declaram que foram atacados com uma barra de ferro. (Relembre o caso aqui)

O advogado da vítima Felipe Morandini declarou que irá recorrer da sentença, uma vez que ele classificou a ação como sendo “absurda”. Além disso, ele disse, “ela está indignada. Ainda hoje ela não pode ver policiais militares na rua por medo, sente muita dor na perna que foi quebrada, dor nas costas, aquele dia praticamente não acabou para ela” afirmou em entrevista para Globo.

Leia também: Após abordagem policial, jovem “desaparece” no RS: bombeiros realizam busca

O conselho de sentença orientou-se no formado por um juiz civil e quatro oficiais da PM. Assim, por três votos a dois o policial militar foi absolvido da acusação. A leitura e publicação da sentença será realizada no dia 30 de agosto.

0 Replies to “Policial militar que pisou em pescoço de mulher negra é absolvido pela Justiça”

Deixe uma resposta

scroll to top