Justiça não vê ‘delito’ e solta 5 PMs suspeitos de matarem homens algemados

img-2355.jpg

Foto de homem algemado antes de ser morto começou a circular pela internet Foto: Reprodução

A juíza Ariadne Villela Lopes determinou a soltura dos cinco policiais militares suspeitos de executarem dois homens depois que eles já tinham sido rendidos, na tarde da última sexta-feira (17), no Andaraí, na Zona Norte do Rio. Eles foram presos em flagrante após afirmarem que os homens foram mortos em confronto e, logo depois, fotos deles algemados e vivos serem publicadas em rede social.

A magistrada, de plantão na Central de Custódia, em Benfica, decidiu libertar os policiais durante audiência de custódia ocorrida no fim da tarde deste sábado. Segundo a decisão da juíza, “não há que se falar em delito e consequentemente inexiste situação de flagrância” e que os PMs lotados da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da localidade, agiram em “estrito cumprimento do dever legal”. Ou seja, a magistrada concluiu que por serem policiais, não houve crime, pois eles atuaram no cumprimento da função.

Os PMs Bernardo Costa De Azevedo, Marlon Henrique Souza Antunes, Anderson Ricardo Da Silva Giubini, Thiago Lira Da Rocha e Jonathan Silva estão livres. Ao fim da audiência de custódia, os objetos dos acusados, que tinham sido apreendidos, foram devolvidos. Em seguida, todos foram liberados.

Homens rendidos no Morro do Andaraí foram encontrados mortos depois. PMs que participaram de ação foram presos

LEIA TAMBÉM: Tiro que matou Kathlen Romeu foi disparado por um PM, afirma Polícia Civil

Os cinco policiais foram presos ao prestarem depoimento na Delegacia de Homicídios (DH), em que mantiveram a versão apresentada na 19ª DP (Tijuca), no qual relataram terem sido atacados por criminosos armados na trilha da Rua Borda do Mato, enquanto patrulhavam a região. Segundo os agentes, houve tiroteio e os dois homens morreram a caminho do Hospital Federal do Andaraí, para onde foram levados. No entanto, após a ocorrência da 19ª DP, fotos dos homens algemados e ainda vivos começaram a circular pelas redes sociais. Em outras, os homens já estão baleados e caídos numa região de mata. Após os relatos na DH os PMs foram presos

Em nota, a PM diz que: “A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que os policiais militares envolvidos em ocorrência da UPP Andaraí em 17/12 (sexta-feira) foram liberados após audiência de custódia. Eles ficarão afastados de suas funções nas ruas. O comando da Corporação instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar as denúncias que apontam indícios de homicídio e possíveis desvios de conduta por parte dos policiais. A Polícia Militar está acompanhando e colaborando com as investigações da Polícia Civil”.

Deixe uma resposta

scroll to top