Fãs de música de todo o país começam a semana com um motivo a mais para comemorar e aumentar o volume da playlist. É que na última sexta feira, dia 22 de março, foram disponibilizados três álbuns, raríssimos, do grande ídolo nacional Tim Maia.
Depois de longa espera, a trilogia “Tim Maia Racional” fica mais acessível ao público. O material que é composto por “Tim Maia Racional Vol, 1”, gravado em 1975, e “Tim Maia Racional, Vol 2”, de 1976, que foram lançados no período em que o cantor fez parte da “Cultura Racional”, é complementado pelo compilado “Tim Maia Vol, 3”. Embora o ultimo tenha sido produzido na mesma época, só foi lançado oficialmente em 2011, pela Editora Abril.
A iniciativa de disponibilizar os discos em todas as plataformas digitais partiu de Carmelo Maia, ator, produtor e filho do músico. Na liderança do selo Vitória Régia, o produtor teve que conciliar o trabalho de digitalizar as músicas com o de revisar contratos.
Vale lembrar que essas obras foram gravadas em um momento controverso da carreira do rei do Soul. Em meados dos anos de 1970, Tim Maia aderiu ao movimento filosófico-espiritual “Cultura Racional”, chegando a mudar de postura tanto na vida pessoal quanto nas letras de suas melodias. Na canção “Bom-Senso”, por exemplo, Tim chega a pedir para que as pessoas leiam o livro “Universo em Desencanto”, escrito por Manuel Jacinto Coelho, fundador desse ideologia.
Após desentendimento entre eles, o cantor abandona a “Cultura Racional” e chega a pedir para que os dois primeiros volumes da trilogia fossem retirados das lojas. Já a terceira parte nem chegou a ser lançada, na época No entanto, felizmente, foram disponibilizadas hoje para streaming.