O candidato vence a eleição com 50,4% dos votos e faz promessa de uma “nova era” para a cidade nova-iorquina
Zohran Mamdani, tem 34 anos, é imigrante nascido na Ugandana África Oriental, é filho de mãe indiana e pai ugandês, se declara como socialista e se tornou o primeiro mulçumano eleito para comandar Nova York, maior cidade dos Estados Unidos, com 50,4% dos votos. A vitória de Mandami representa uma derrota política para o presidente Donald Trump, que tentou interfir na disputa ao pregar voto contra o democrata e ameaçar um corte em verbas federais caso ele ganhasse a eleição.
Zohran, em seu discurso de vitória mandou um recado afiado ao presidente dos Estados Unidos: “Se alguém pode mostrar a uma nação traída por Donald Trump como derrotá-lo, é a cidade que o elegeu” . Além disso o novo prefeito de NY, afirma que é um novo tempo para a cidade “inaugurar uma geração de mudanças”.

O candidato mudou para os Estados Unidos ainda na infância e construiu carreira política no estado de Nova York. Desde 2021, é deputado estadual, venceu o ex-governador Andrew Cuomo, que estava em segundo lugar com 41,6% dos votos e republicano Curtis Sliwa tem 7,1%.
Mamdani teve uma ascensão repentina entre os nova-iorquinose e se projetou entre os jovens com uma presença marcante nas redes sociais, principalmente no tiktok. Ele se elegeu levantando a principal bandeira de baixar o custo de vida dos moradores, entre as propostas estão:
- Congelar o valor do aluguel — cujo preço médio na cidade chegou ao pico de cerca de R$ 20 mil mensais — para cerca de 1 milhão de pessoas;
- Criar creches públicas;
- Criar supermercados financiados pelo governo e com preços de produtos mais baixos;
O prefeito de NY durante a campanha também fez duras críticas aos ataques de Israel na Faixa de Gaza, também defendeu os direitos de imigrantes. O posicionamento diferente nas pautas fez com que Mamdani se tornasse um dos principais desafetos no campo político do presidente norte-americano.
Leia também: Nicki Minaj agradece Trump por falar sobre perseguição aos cristãos na Nigéria: “profundamente grata”
Outro desafeto conquistado ao longo da campanha foi o democrata e ex-governador de Nova York Andrew Cuomo, que era do mesmo partido que Zohran e decidiu ser seu principal rival na corrida eleitoral. Cuomo decidiu concorrer a eleição de forma independente após perder as primárias do Partido Democrata para Mamdami.










