Destaques da Semana NP: confira os shows, exposições e peças de teatro da semana

IMG_5790.jpgBYCRISTHIANE.EVANGELISTA.jpg

Notícia Preta separou os destaques da semana, com alguns dos shows, exposições e peças teatrais que se destacaram na semana. A coletânea é realizada pela equipe de reportagem do NP mediante as pautas recebidas.

Shows

Samba do Pé: o subúrbio em ritmo de memória e resistência, no Rio: Com encontros mensais e entrada gratuita, o Samba do Pé devolve a uma das principais ruas do bairro uma vivência cultural que por anos pulsou com força, unindo gerações e talentos da comunidade. A cada edição, o público é convidado a celebrar o samba em um ambiente de partilha e pertencimento, embalado por repertórios que vão do samba de raiz ao partido alto, passando pelo pagode retrô e composições autorais. Nos intervalos, o clima segue quente com a presença de DJs convidados, mantendo o astral da festa em alta.A próxima edição acontece no dia 1º de novembro (sábado), a partir das 16h, no já tradicional Bar do Zé Carlos, na Rua Parimá, nº 18, com entrada gratuita.

Barão Festival 2025 celebra arte periférica no subúrbio carioca: O Festival 2025 acontece no dia 15 de novembro, das 14h às 23h, em Oswaldo Cruz (Zona Norte do Rio). Após o sucesso da primeira edição, que reuniu mais de mil pessoas, entre público, artistas e moradores, o Barão volta maior, reafirmando o protagonismo cultural suburbano. Este ano, o festival traz uma programação diversa que reúne exposição de artes visuais, desfile de moda, cinema, música, área kids e samba de rua.

Festival MC celebra artistas mulheres e lgbt+ no hip-hop em São Paulo: Depois de ocupar o CCJ Vila Nova Cachoeirinha em outubro, o Festival MC – Mulheridades Conectas Hip-Hop chega ao Centro Cultural da Penha com uma nova etapa de oficinas, rodas e performances que celebram as presenças de mulheres cis, trans, travestis e pessoas LGBTQIAPN+ na cultura urbana. A programação acontece no dia 1º de novembro, com entrada gratuita.

A coletânea é realizada pela equipe de reportagem do NP mediante as pautas recebidas – Foto: Cristhiane Evangelista.

Peças de teatro

ESPETÁCULO CONFRONTA O RACISMO ESTRUTURAL E REAFIRMA A POTÊNCIA PRETA NO PALCO: Debatido sob perspectivas políticas, artísticas e institucionais, o racismo é consequência da forma como as relações sociais foram historicamente construídas e serve, até hoje, como ferramenta de manutenção de privilégios. Em uma sociedade estruturalmente colonial e escravocrata como o Brasil, pessoas racializadas, como as negras e indígenas, submetidas por séculos a uma lógica de subserviência forçada, ainda sofrem as consequências de um passado não tão distante.

  • Palmeiral (Distrito de Botelhos) — 31/10, às 19h, no Centro de Memória Padre Thomas (Rua Professora Izaltina, 31)
  • Alfenas — 01/11, às 19h, no Teatro Municipal (Praça Fausto Monteiro, 85)
  • Poços de Caldas — 21/11, às 19h, no Centro de Artes e Esporte Unificado (CEU) (Rua Miguel Calixto, 1153)

Leia mais notícias por aqui: Votação de Licença-paternidade de 30 dias será pautada em breve no Congresso Nacional

Thayan Mina

Thayan Mina

Thayan Mina, graduando em jornalismo pela UERJ, é músico e sambista.

Deixe uma resposta

scroll to top