O Notícia Preta separou os destaques da semana, com alguns dos shows, exposições e peças teatrais que se destacaram na semana. A coletânea é realizada pela equipe de reportagem do NP mediante as pautas recebidas.
Teatro
Teatro na Zona Norte celebra Dia das Crianças com música, dança, poesia e identidade negra, no Rio: O Teatro na Zona Norte, projeto social e artístico idealizado por Graciana Valladares e que há seis anos atua em Cavalcante, na Zona Norte do Rio de Janeiro, realiza no próximo 11 de outubro, às 15h, a nova edição do Artitudes, show de talentos que celebra o protagonismo de crianças e adolescentes em cena. O evento acontece no Instituto Presbiteriano de Ação para a Cidadania, parceiro do projeto, com entrada gratuita.
Exposição
Museu Bispo do Rosario abre exposição dedicada ao universo artístico da Zona Oeste com programação especial para os pequenos no fim de semana do dia das crianças: No próximo dia 11 de outubro (SÁB), a partir das 13h, o Museu Bispo do Rosario recebe sua exposição mais recente nas galerias principais do complexo. Dedicada à desconstrução do imaginário do lugar comum que nos remete à comparação da região da Caatinga e do Semiárido, no nordeste do país, à realidade da Zona Oeste, ”Regresso ao Sertão” é pensada por uma equipe de curadoria atuante na Zona Oeste com diferentes perspectivas de um grupo de artistas ligados ao território. São mais de 200 peças, ao todo, contendo 60 obras de Bispo do Rosario e obras de artistas do entorno.
Ao longo do dia, quem for até o Museu, também vai poder conferir de perto o som ao vivo do grupo Samba a Bangu e da bateria da Unidos de Padre Miguel. Aproveitando a véspera do dia das crianças, os pequenos também não ficam de fora da programação e contarão com atividades lúdicas promovidas pelo programa de Educação e Arte do Museu e o CAPSi Eliza Santa Roza, das 14h às 17h. O Educativo fará duas atividades educativas para crianças, uma às 15h e outra às 17h. Já o CAPSi Eliza Santa Roza fará atividades com pula-pula, piscina de bolinhas, pintura artística e diversas brincadeiras.

Festival
Funk, contranarrativa de gênero e ativismo: conheça o Gatilho Festival que invade a cena da capital mineira no dia 18 de setembro; evento gratuito: Construir memória coletiva sobre contranarrativa de gênero no cenário dos festivais é um dos objetivos do Gatilho Festival, que chega à segunda edição. O evento, que amplifica trabalhos de artistas LGBTQIAPN+ independentes da música de diferentes regiões do país, nesta edição exalta as vertentes periféricas do funk. A programação acontece no Afro Galpão – Pequena África, em 18/10, às 20h, com apresentações de All Ice (SP) com seu mais novo álbum “para os loucos e para os românticos”; da dupla Pamka Pauli (SP) com beats potentes de funk, jersey club e outras vertentes da música eletrônica; Dornelles (RJ), um dos funkeiros de maior projeção nacional com funk queer; Mano Feu (MG) e Marieh com o melhor do funk lésbico; Tetê (MG) travesti preta e periférica que transforma o palco em território de afirmação, desejo e resistência.
Também se apresentam Tai (MG), NBaile (MG), coletivo de DJs trans e não bináries do funk e Pelas DJ (MG). O Gatilho Festival é gratuito com retirada antecipada de ingressos através do site: https://www.gatilhofestival.com.br/. Para mais informações e atualizações, acesse https://www.instagram.com/gatilhofestival/.
Leia mais notícias por aqui: MP de Goiás processa WePink, empresa de Virgínia, por práticas abusivas contra consumidores