“Crise politica sem precedentes”, afirma Barack Obama após assassinato de Charlie Kirk, nos EUA

Captura-de-tela-2025-09-18-151642-1-edited.png

Casa Branca chamou Obama de "arquiteto da divisão política moderna" Foto: Reprodução redes sociais

Em evento realizado na Pensilvânia, na última terça-feira (16), o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, alertou para uma “crise política nunca vista antes” ao falar sobre o assassinato de Charlie Kirk, ativista de direita pró-Donald Trump. No evento, ele citou que não conhecia Kirk e que discordava de muitas de suas opiniões, mas que seu assassinato era “horrível e uma tragédia”.

Ele criticou os comentários de Donald Trump em relação a seus oponentes políticos e citou presidentes republicanos anteriores que, segundo ele, enfatizaram a unidade nacional em momentos de alta tensão, segundo relatos da mídia americana. Em resposta, a Casa Branca chamou Obama de “arquiteto da divisão política moderna”.

A Casa Branca chamou Obama de “arquiteto da divisão política moderna” Foto: Reprodução redes sociais

No dia 10 de setembro de 2025, Charlie Kirk foi baleado e morto enquanto discursava em um evento na Universidade do Vale de Utah, em Orem, nos Estados Unidos. O ativista de direita era conhecido por ser o cofundador e diretor-executivo da Turning Point USA (TPUSA), uma organização sem fins lucrativos que promove o conservadorismo em campi universitários e escolas com o objetivo de desafiar o que ele considerava ser a hegemonia de esquerda. O apoiador do presidente Donald Trump se alinhou ao movimento populista “Make America Great Again” (MAGA) e fazia um projeto de sua campanha quando foi morto, aos 31 anos.

Na terça-feira, Tyler Robinson de 22 anos, foi formalmente acusado pelo assassinato de Kirk, em suas acusações estão listadas lesão corporal gravíssima, obstrução da justiça, coação no curso do processo e agressão violenta cometida na presença de uma criança. Os promotores disseram que buscariam a pena de morte.

Leia também: 51% das classes A, B e C têm dívidas no cartão de crédito

O Promotor do Condado de Utah, Jeffrey Gray, disse que Robinson havia enviado mensagens de texto que supostamente diziam que ele atirou em Kirk porque “estava farto de seu ódio”.

Rafael Rabello

Rafael Rabello

Natural de Salvador (BA) e estudante de Jornalismo pela faculdade Estácio de Sá. É um escritor baiano cristão, apaixonado por literatura e pela cultura, que acredita no poder da educação e comunicação para mudar o futuro da sua geração.

Deixe uma resposta

scroll to top