Quatro crianças, com idades entre 3 e 8 anos, foram resgatadas, após passarem cinco dias sozinhas, em uma casa em condições insalubres, sem alimentação adequada e rodeadas por ratos, baratas e entulhos. O caso aconteceu no bairro Consolação, em Rio Claro, interior de São Paulo.
A operação foi realizada pela Guarda Civil Municipal (GCM) após denúncia de abandono de incapaz feita por uma vizinha. No local, os agentes encontraram um cenário de extrema precariedade: lixo acumulado, presença de animais peçonhentos e sinais de descuido com a saúde e segurança das meninas. Uma das crianças foi localizada chorando sobre o muro da casa, pedindo socorro.

Segundo informações da GCM, a criança mais velha, de 8 anos, relatou que estava sozinha com as três irmãs havia cinco dias e que era responsável por cozinhar para elas. No momento do resgate, nenhuma havia tomado café da manhã.
O Conselho Tutelar encaminhou as meninas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde receberam os primeiros cuidados médicos. Duas delas apresentaram escabiose, doença de pele conhecida popularmente como sarna.
Após o atendimento, as crianças foram levadas para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde o caso foi registrado como abandono de incapaz. Em seguida, foram direcionadas ao Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica), onde estão recebendo acompanhamento especializado.
Na delegacia, um tio se apresentou como responsável legal, mas foi apenas qualificado no boletim de ocorrência. A mãe das crianças ainda não havia sido localizada até o fechamento da ocorrência.
O caso segue sob investigação, e o Conselho Tutelar reforça a importância de denúncias. Situações semelhantes podem ser informadas pelos números 153 (GCM) ou 190 (PM).
Leia também: MP de Pernambuco pede condenação de Sari Corte Real por abandono de incapaz