Goiás registra 3,89 milhões de pessoas empregadas no segundo trimestre de 2025

desemprego.png

Programas de incentivo ao empreendedorismo atraem investidores no estado

O Estado de Goiás (GO), está passando pela melhor fase do seu mercado de trabalho, em mais de 10 anos. No segundo trimestre de 2025, o Estado registrou 3,89 milhões de pessoas empregadas, um recorde desde o início das informações históricas. A taxa de desemprego caiu para 4,4%, a menor registrada nos últimos 12 anos, solidificando Goiás, como um modelo nacional na criação de oportunidades.

Esse êxito no mercado de trabalho de Goiás é o resultado direto de um conjunto de iniciativas implementadas pelo Governo, desde 2019. Entre as ações destacadas, está a adoção da Lei de Liberdade Econômica, que simplificou procedimentos, eliminou obstáculos e assegurou uma proteção jurídica maior para os empreendedores. O crescimento se mostrou notável em quase todos os setores econômicos.

Goiás adota Lei de Liberdade Economica. Foto: Banco de imagnes.

No comércio, houve um aumento de 6,5%, gerando 820 mil empregos, o terceiro maior crescimento do Brasil. O setor de serviços atingiu 2,01 milhões de trabalhadores, também alcançando um novo recorde. A indústria expandiu-se em 1,3%, empregando 478 mil pessoas, enquanto a agropecuária cresceu 1,7%, com 265 mil empregados. A única exceção foi a construção civil, que registrou uma queda de 1,6%, totalizando 316 mil trabalhadores.

No comércio houve um aumento de 6,5%, gerando 820 mil empregos, o terceiro maior crescimento do Brasil. O setor de serviços atingiu 2,01 milhões de trabalhadores, também alcançando um novo recorde. A indústria expandiu-se em 1,3%, empregando 478 mil pessoas, enquanto a agropecuária cresceu 1,7%, com 265 mil empregados. A única exceção foi a construção civil, que registrou uma queda de 1,6%, totalizando 316 mil trabalhadores.

A taxa de desocupação, em GO, está abaixo da média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, que é de 4,9%, inferior à média nacional de 5,8% no cenário nacional. Goiás ocupa a nona posição em relação às menores taxas de desemprego. Comparado ao trimestre anterior, a queda foi de 0,9 ponto percentual, e em relação ao mesmo período do ano passado, com 0,8 ponto percentual.

Além do aumento no número de empregos, o rendimento médio mensal real cresceu para R$ 3.437, o valor mais alto registrado até agora. A massa salarial também bateu um novo recorde, alcançando R$ 13,3 bilhões. O Governo de Goiás ampliou os programas de incentivo ao empreendedorismo, e criou um ambiente propício para atrair novos investimentos, com benefícios fiscais, capacitação da força de trabalho e infraestrutura apropriada.

Leia também: Tá osso: 49% dos brasileiros precisam de renda extra para fechar o mês, revela pesquisa

Púrpura Santana

Púrpura Santana

Púrpura é uma multiartista paraibana, escritora, atriz e roteirista, que traz consigo um domínio peculiar sob as palavras.

Deixe uma resposta

scroll to top