Por Gabriel Ferreira
O jogador de basquete norte-americano Lebron James, do Los Angeles Lakers, foi eleito o atleta do ano de 2020 pela revista americana Time. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10).
O jogador, de 35 anos, foi um dos destaques da última temporada, não só pelos feitos dentro de quadra, mas também fora dela. O camisa 23 levou a franquia ao título da NBA após 10 anos, foi eleito das finais MVP (Jogador Mais Valioso) da liga e assumiu um papel importante para além das quatro linhas. O atleta liderou protestos antirracistas e criou a campanha “More than a Vote” (mais que um voto), uma organização sem fins lucrativos para estimular os afro-americanos a irem às urnas nas eleições presidenciais americanas. E esse conjunto parece ter sido decisivo para a escolha do jogador.
Segundo a publicação da Time, “James aumentou sua influência e fez com que milionários, outros atletas e fãs em todo o mundo se engajassem diretamente com a democracia. E, apesar de tudo, ele falou pessoalmente à angústia dos negros americanos, canalizando a dor e a indignação para um plano de ação”. Em outro trecho, a revista destaca que “depois de quase duas décadas na NBA, James aceitou totalmente que seu talento na quadra é um meio de alcançar algo maior fora dela. E este ano, mais do que em qualquer antes, ele mostrou porque é incomparável em ambos”.
Em seu perfil oficial no Instagram, o atleta expressou sua felicidade em receber o prêmio: “Honrado. Garoto do Akron”, escreveu.
Lebron James tem 4 títulos da NBA (Heat – 2012, 2013 -, Cleveland Cavaliers – 2016 e 2020 – e Los Angeles Lakers – 2020) e caminha para sua décima oitava temporada na liga norte-americana.