A escola de samba Unidos de Vila Isabel, do Grupo Especial do Rio de Janeiro, anunciou que o enredo do carnaval de 2026 será sobre o compositor e artista plástico Heitor dos Prazeres. O anúncio do enredo que tem como título “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um sambista sonhou a África”, foi feito no último sábado (10), em uma roda de samba na Pedra do Sal, Zona Portuária do Rio, na região da Pequena África.
O enredo será desenvolvido pelos carnavalescos da escola, Gabriel Haddad e Leonardo Bora. Nas redes sociais, a agremiação lançou um vídeo anunciando o novo enredo.
“O enredo que eu, a Unidos de Vila Isabel, sonhei e vou contar a vocês celebra as memórias e os percursos de “um homem do povo”, multiartista, sambista, inventor, embaixador, sonhador de uma nova-velha África, uma África que se abraça no coração do Rio de Janeiro. Os lugares e as gentes sonhados por ele reinventam ritos e ritmos – uma África imaginada, bordada em estamparias, pintada em poemas, telas e partituras“, diz o texto.
A dupla de carnavalesco que chegou este ano na agremiação ara assinar o carnaval do ano que vem, tinha o desejo de homenagear o sambista tinha um tempo, e se concretizou agora, na Vila.
Heitor dos Prazeres (1898-1966) foi um importante sambista, compositor e instrumentista, que além da música, também explorou a arte a partir de pinturas, projetos, desenhos, discos e indumentárias. Frequentou a casa de Tia Ciata, e que conviveu com importantes baluartes como Cartola, Paulo da Portela e Pixinguinha.
Participou da criação de importantes blocos de carnaval de rua e também na fundação de escolas de samba do Rio de Janeiro como Mangueira, Portela e Deixa Falar, que depois se tornou Estácio de Sá. Mais de 200 canções foram escritas pelo músico carioca, uma delas é a famosa “Pierrô Apaixonado”, que compôs com Noel Rosa.
Leia tambem: Carnaval 2026: Viradouro vai homenagear mestre Ciça em enredo ns próximo ano