O novo presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior afirmou nesta terça-feira (06) que os aposentados e pensionistas que foram atingidos pelo esquema de fraude, serão ressarcidos diretamente na conta onde o benefício é depositado. A informação foi dada em entrevista à Rádio CBN.
“Será feito via benefício, via conta do benefício. Nada de Pix, nada de depósito em conta e nada de sacar em banco“, disse Gilberto Waller Júnior, que foi nomeado para o cargo no final de abril, depois que o ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi exonerado por conta das investigações sobre as fraudes.

O novo presidente informou que o ressarcimento será repassado pelo Estado em folha, de forma programada, sem necessidade de qualquer ação por parte do segurado. Além disso, Gilberto ressalta que a medida é feita para evitar golpes.
“Na mesma conta que ele recebe, o seu benefício previdenciário vai ser depositado. Por isso eu peço, é para todos, não caia em outros golpes, não assine nada, não abra link, não acredite em ninguém que esteja vendendo facilidade“, afirmou o presidente.
Uma ação articulada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pela Polícia Federal (PF) expôs um esquema irregular relacionado ao sistema previdenciário, com perdas estimadas em mais de R$ 6,3 bilhões no período de 2019 a 2024.
Leia também: Fraude no INSS: sete de nove convênios suspeitos foram assinados na gestão Bolsonaro, diz jornalista