Destaques da Semana NP: confira alguns dos lançamentos de livros, filmes e peças teatrais

foto.png

Notícia Preta separou os destaques da última semana, com alguns dos lançamentos de livros, filmes e peças teatrais em cartaz pelo Brasil. A coletânea é realizada pela equipe de reportagem do NP mediante as pautas recebidas.

Confira os lançamentos de livro:

  • Livro “Aqui jaz o que fomos”, de Higor Domingos, reúne ex-colegas de escola num funeral para sepultar traumas da adolescência: Drama se passa em apenas um dia enquanto os personagens lidam com o luto, confessam segredos e arrependimentos, e confrontam o impacto de suas ações passadas. Confira aqui.
  • Pesquisadora tech, Talita Azevedo lança livro sobre expedição pelo Brasil: São 122 páginas inicialmente disponíveis em formato digital pelo valor de R$ 39,90 de maneira unitária – como nome, apresento “Presente Histórico: uma viagem de milhares de anos em 27″.
Livro de Talita Azevedo (direita/Foto: Camila Maz) e peça ‘vida bandida’ (direita /Foto: Divulgação)
  • “A culpa é do diabo”: Carolina Rocha lança obra sobre a relação entre racismo religioso e crimes nas favelas do Rio de Janeiro, “este livro é sobre a minha morte. E também sobre o meu renascimento”. Assim, a autora Carolina Rocha define o enredo de seu segundo livro.

Confira os filmes da semana:

  • 6ª edição de Mostra de Cinema de Surubim acontece entre 23 e 27 de abril: Amostragem acontece em espaços do centro e das periferias da cidade. Idealizado por Paulo Ricardo da Costa, a programação deste ano conta com quatro sessões de curtas, uma sessão de longas, duas masterclasses e dois encontros com realizadores sobre a produção audiovisual em territórios periféricos. O evento acontece com incentivo da Lei Paulo Gustavo e é inteiramente gratuito.
  •  “Café, Pepi e Limão” estreia nos cinemas de São Paulo dia 24 de abril: “Café, Pepi e Limão” é uma obra potente do cinema baiano contemporâneo que mergulha nas vivências de três adolescentes que lutam para sobreviver às violências e exclusões sociais.

Confira as peças de teatro:

  • Festival serrote no IMS Paulista: Nos dias 25 e 26 de abril (sexta e sábado), acontece a oitava edição do Festival serrote, organizado pela revista de ensaios do Instituto Moreira Salles. Com entrada gratuita, o evento será realizado no IMS Paulista (av. Paulista, 2424) e reunirá escritores, jornalistas e artistas para debates e apresentações sobre temas como as conexões entre política e redes sociais, as relações de gênero e as contradições enfrentadas pela classe média negra brasileira. Entre os participantes, estão os jornalistas do The New York Times Kate Conger e Ryan Mac, autores do livro Limite de caracteres: como Elon Musk destruiu o Twitter, lançado em 2024 pela editora Todavia; os escritores Evandro Cruz SilvaAmara Moira e Lilia Guerra e a artista Tetê; entre outros.
  • “Vida Bandida” e “Crioulos” abrem mostra gratuita no Teatro Arthur Azevedo, São Paulo, com repertório que leva periferia negra ao centro do palco – De 30/04 a 18/05: “Vida Bandida” (30 de abril a 04 de maio), musical tragicômico que denuncia a eugenização urbana e o apagamento da população preta em situação de rua. “CRIOULOS” (14 a 18 de maio), tragicomédia que atravessa racismo, ancestralidade e imaginário político, inspirada em figuras como Baldwin, Angela Davis, Basquiat e Tyler, The Creator.
  • Coletivo Noroest estreia temporada do espetáculo de breaking “Vértebras Quebradas” em São Paulo: No dia 25 de abril (14h), a apresentação acontece na Casinha do Sonhar – Espaço Cultural, na Zona Leste. Em 27 de abril (10h), a apresentação será no Quilombo da Parada – Instituto Esperança Garcia, na Zona Noroeste, e em 06 de maio (10h e 14h) no CCA Dom Macário, na Zona Norte.
  • “Festa, Fé e Luta!”: Um monólogo preto que realizará sua primeira temporada no próximo final de semana (Dias 25, 26 e 27 de Abril). Na Sede da Cia. De Atores, no Rio de Janeiro.

Leia mais notícias por aqui: Publicação apresenta conexões inéditas entre política de drogas e uso da terra como base da luta por justiça climática no Brasil

Deixe uma resposta

scroll to top