O clássico do teatro brasileiro Gota d’Água estreia temporada inédita em Salvador, Bahia. A adaptação do texto de Chico Buarque e Paulo Pontes estará em cartaz de 1º a 11 de maio, sempre às 19h, no Teatro Martim Gonçalves.
Ambientada em um conjunto habitacional da capital baiana, a montagem narra a trajetória de Joana, mulher abandonada pelo marido Jasão, que decide deixá-la em busca de uma vida mais confortável. Tomada pelo desejo de vingança, Joana mergulha em uma espiral de dor e resistência, envolvendo até mesmo os próprios filhos. A narrativa se desdobra em meio a canções emblemáticas como Gota d’Água e Basta um Dia, de Chico Buarque.

A encenação aposta numa estética visceral e simbólica, inspirada na vida de marisqueiros da região: o cenário ganha contornos de areia, lama e baldes, criando um ambiente cru e expressivo. Um dos momentos mais marcantes do espetáculo ocorre durante o embate entre Joana e Jasão, quando um efeito especial com areia transforma a cena em uma experiência única.
Com direção do doutor em artes cênicas Vinícius Lírio, e codireção e atuação de Augusto Nascimento, o espetáculo conta com a premiada atriz Evana Jeyssan no elenco — vencedora do prêmio de Melhor Atriz no 21º Prêmio Cenym de Teatro Nacional e no 28º Prêmio Braskem Teatro, por sua interpretação de Joana nesta obra. A montagem também recebeu 13 indicações no Prêmio Cenym e outras 4 no Prêmio Braskem Teatro.
Leia também: Espetáculo ‘Marias’ com narrativa afro indígena faz temporada em Piracicaba (SP)