A 2ª edição do evento “Encontro de Povos de Terreiro” acontece de 29 de janeiro a 02 de fevereiro na região da Pequena África, na Gamboa, espaço sagrado para as religiões de matriz africana, com uma programação totalmente gratuita. Tendo como norte desta edição o tema “A Força da Mulher Ancestral”, o evento acontece com um enfoque majoritariamente feminino, e com palestras, shows, oficinas com entrada gratuita.
O evento terá palestras com Mãe Flávia Pinto, Elaine Marcelina, Sol Shakur, Iyá Luciana Carneiro, Janamô e Mãe Sara Pinheiro – também dirigente da ÚNICA (União Umbandista, Luz, Caridade e Amor) e organizadora do evento ao lado de Leandro Bacellar e Ramon Alcântara, produtores do Encontro. Reconhecido como um dos grandes estudiosos das religiões de matriz africana, o escritor e professor Luiz Antônio Simas entra como único representante masculino da programação.
A 2ª edição do Encontro conta ainda com apresentações de dança, música e teatro, oficinas, culinária, feira de artesanato e um espaço de recreação para crianças, possibilitando a ida das mães com seus filhos.
O projeto é contemplado pelo edital PRÓ-CARIOCA (LINGUAGENS) – PROGRAMA DE FOMENTO À CULTURA CARIOCA – EDIÇÃO PNAB – POLÍTICA NACIONAL ALDIR BLANC, categoria “MOSTRAS, FESTIVAIS E MULTILINGUAGENS”, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura e contemplado no Zonas de Cultura com cogestão da Fetaerj.
Com a programação dividida entre o CCU – Centro Cultural da UNICA e o espaço Sacadura 154, no dia 02 de fevereiro acontece a participação do evento no circuito Praça da Harmonia – Praça Mauá – Sacadura 154 o Cortejo e Presente de Iemanjá com os Filhos de Gandhi.
“O objetivo do Encontro de Povos de Terreiro é mostrar para a sociedade a importância da cultura negra e originária, a cultura dos povos de terreiro. Nossa cultura e identidade preta e indígena sofreram muito apagamento com as imposições do colonizador. É de primeira ordem mostrar que Exu não é diabo, que banho de erva não é bruxaria. É necessário reverenciar e celebrar a beleza da nossa ancestralidade e suas tradições, perpetuando o que os negros e os povos originários deixaram marcados na nossa sociedade”, sintetiza Mãe Sara, cuja inspiração deu corpo ao projeto.
Combater o preconceito, a intolerância e o racismo religioso é um dos propósitos do evento, mas ele não se limita a isso. Ao longo do Encontro serão apresentadas diversas palestras e rodas de conversa com temáticas relevantes sobre a Umbanda e a Africanidade. Dentre os recortes da programação deste ano estão reflexões sobre o matriacardo, sustentabilidade, relações entre diversidade de gênero, travestilidade e ancestralidade e a “nagotização da Umbanda”.
“A Umbanda começa na colonização, nasce da união do povo Banto com os povos originários. Existe muita referência da religião a partir de 1908, através do médium Zélio Fernandino de Moraes, contudo, não se encontram escritos sobre a Umbanda antes do Zélio. Nessa deficiência, muitos terreiros começaram a misturar seus fundamentos e migrar para o Candomblé, unindo duas religiões diferentes. O problema não é migrar ou reunir os fundamentos, nosso alerta é que existe raiz na Umbanda e em sua respectiva formação ancestral. Portanto, prezamos por um resgate de nossa ancestralidade, dos verdadeiros fundadores da Umbanda, ao invés de fundamenta-la, sem pesquisa e entendimento, somente no Nagô”, pondera Leandro Bacellar.
A pesquisa cuidadosa e o olhar interessado nas raízes da Umbanda têm dado o tom do Encontro, inclusive na escolha do tema deste ano, “A força da mulher ancestral”. O produtor Ramon Alcântara reconhece a responsabilidade e honra em poder projetar e investigar a mulher ancestral, e reitera que a proposta do evento não é apenas fortalecer a religião, mas também discutir e celebrar a mulher, consolidando na região a cultura da entrega do Presente de Iemanjá, a grande mãe de todas as cabeças, prática realizada há muitos anos pelos Filhos de Gandhi, ambicionando um avanço rumo à projeção nacional.
“A temática será abordada com diversas frentes e num prisma diverso. As rodas de bate papo e palestras compactuam com a missão desta edição, exaltando essa mulher preta e a mulher originária, mas também a mulher contemporânea, artista, artesã, trabalhadora, mãe, avó, filha. Vamos debater a trajetória que trouxe as mulheres brasileiras até aqui, refletindo sobre os nossos sagrados e nossa cultura. É um evento multi-linguagem, onde fizemos de tudo para levar para o foco da celebração as Yabás, a mulher preta e indígena e a mulher entidade”, ressalta Ramon.
Mãe Sara reconhece que o debate sobre africanidades e povos originários já está no nosso dia a dia, mas acredita que é preciso amplificar essa comunicação e potencializar a resistência, aprofundando o tema para todos, negros e brancos.
“Para que os negros não percam suas identidades e para que os brancos aprendam ou mantenham o respeito. Temos muita coisa pra debater e informar. Buscamos propagar que a Umbanda é muito mais que uma religião, é uma filosofia de vida. É a nossa história, nossa cultura e identidade. Queremos mostrar que os povos de terreiro têm em sua cultura a verdadeira força, e que o respeito, a tolerância e a consciência do espaço do outro são imperativos. E deixando evidente que estaremos sempre aqui, em todos os espaços. Isso é o óbvio, não nos apagarão”, conclui Mãe Sara.
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