Mulher denuncia caso de injúria racial ao ser chamada de ‘macaca’ em e-mail de loja

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No último final de semana, Susan de Sousa Sena, moradora de São Paulo, foi surpreendida ao receber um email de confirmação de cadastro da loja Magazine Luiza, com a seguinte saudação: “Olá Macaca”. O e-mail foi denunciado pela cozinheira de 35 anos, e registrado como injúria racial no 50° Distrito Policial do Itaim Paulista, que foi confirmado pelas autoridades, que investigam o caso.

Ao g1, Susan afirmou que estava comprando uma máquina de lavar no site, quando precisou atualizar alguns dados do seu cadastro, e que só viu o e-mail com a injúria no dia seguinte após concluir a compra. Até então, os e-mails enviados pela empresa a chamavam pelo primeiro nome, o que mudou no e-mail de confirmação de cadastro.

E-mail da Magazine Luiza que faz saudação a cliente, chamando-a de macaca / Foto: Reprodução

Meu sentimento é de revolta, angústia, ansiedade e tristeza. A gente mal começou o ano… Eu sou uma mulher de 35 anos. O racismo sempre foi muito presente na minha vida e hoje, com tanto avanço, tanta tecnologia, tanto aprendizado referente ao racismo, a gente vê que não mudou muita coisa“, diz Susan, indiganada com o ocorrido.

Em nota, a Magazine afirma que “lamenta profundamente os constrangimentos sofridos pela cliente e reforça seu compromisso com o combate a qualquer tipo de preconceito ou discriminação” e que “essa operação é feita de forma 100% digital, sem qualquer interação humana“.

Susan também conta que uma funcionária do setor de diversidade da empresa a informou que alguém registrou o sobrenome dela como “macaca”, no e-mail, quando o cadastro original foi realizado em 2011. “Basicamente, meu sobrenome na Magazine Luiza é macaca, porque alguém colocou e ninguém viu“, disse Susan, ao g1.

A Magazine confirmou em nota que o cadastro original foi feito naquele ano, de forma online, e que para evitar que casos como esse se repitam, já “excluiu o campo “apelido” de seus formulários cadastrais e adotou uma lista de palavras inapropriadas, que passarão a ser vetadas no momento do preenchimento do cadastro“.

A loja também afirma que “promove, de forma sistemática, ações de conscientização de seus funcionários a respeito desses temas” e que atualmente, “metade do seu quadro de colaboradores formado por profissionais negros, que ocupam 55% dos postos de liderança“.

Foto de capa: Divulgação

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Bárbara Souza

Bárbara Souza

Formada em Jornalismo em 2021, atualmente trabalha como Editora no jornal Notícia Preta, onde começou como colaboradora voluntária em 2022. Carioca da gema, criada no interior do Rio, acredita em uma comunicação acessível e antirracista.

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