O McDonald’s anunciou nesta segunda-feira (6) que está revertendo algumas de suas políticas de diversidade, equidade e inclusão (DEI), seguindo uma tendência observada em outras grandes empresas norte-americanas após a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que considerou inconstitucionais as ações afirmativas nas admissões universitárias.
Além do MCDonald’s, as empresas Walmart, John Deere, Harley-Davidson também abandonaram estes programas, ainda no ano passado.
Entre as mudanças, a empresa deixará de exigir que seus fornecedores se comprometam com metas específicas de DEI, retirando-se de pesquisas externas que avaliam a diversidade corporativa. Além disso, o comitê de diversidade será renomeado para “Equipe de Inclusão Global”, refletindo uma abordagem mais integrada às práticas inclusivas no desempenho comercial.
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Em comunicado, o McDonald’s afirmou que está “se afastando do compromisso da rede de abastecimento com a DEI em favor de uma discussão mais integrada com os fornecedores sobre a inclusão não que se refira ao desempenho comercial”.
A empresa também anunciou o fim do “estabelecimento de metas ambiciosas de representação e, em vez disso, manter o foco na manutenção de práticas de inclusão que permitem o desenvolvimento de nosso negócio nos nossos processos e operações diárias”.
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Uma equipe de diversidade passa a ser chamada de Equipe de Inclusão Global, o que atualmente uma mudança “mais incluída para o McDonald’s à luz do nosso valor de inclusão e mais alinhada com o trabalho desta equipe”.
Em 2021, o McDonald’s anunciou várias iniciativas DEI, depois de uma série de acusações de assédio sexual feitas por funcionárias e de um processo por discriminação colocado por antigos franqueados negros.
Na época, o presidente executivo, Chris Kempczinski, escreveu no Linkedin: “Enquanto marca líder mundial que considera a inclusão um dos seus principais valores, não aceitamos nada menos do que progressos reais e mensuráveis nos nossos esforços de liderar com empatia, tratar as pessoas com dignidade e respeito e procurar pontos de vista diversos para dirigir um melhor processo de tomadas de decisão“.