Copa do Mundo: Fifa anuncia as sedes dos mundiais de 2030 e 2034

Copa do Mundo

O maior evento de futebol do planeta já tem confirmadas as suas sedes para as próximas edições. A Fifa (Fédération Internationale de Football Association), entidade máxima do futebol no mundo, anunciou nesta quarta-feira (10) as sedes da Copa do Mundo para as edições de 2030 e 2034: a primeira acontecerá na Espanha, Marrocos e Portugal, e a segunda, na Arábia Saudita.

Em 2030, além dos três países sede, o mundial terá três jogos sendo disputados na América do Sul, com Paraguai, Argentina e Uruguai recebendo um jogo cada, em celebração aos 100 anos do torneio. A próxima Copa do Mundo será realizada em 2026 na América do Norte, tendo Estados Unidos, Canadá e México como co-anfitriões.

Copa do Mundo
A primeira edição da Copa do Mundo foi realizada no Uruguai em 1930 – Foto: Fifa

Copa do Mundo de 2030

O mundial de 2030 terá seu pontapé inicial no continente aonde tudo começou. Na semana anterior à de abertura, Uruguai, Paraguai e Argentina sediarão um jogo cada como celebração do centenário da competição, que começou a ser disputada em 1930.

O primeiro jogo do mundial será no estádio Centenário, no Uruguai. O estádio indicado pela Argentina será o Monumental de Nuñez, e o do Paraguai será o que está sendo construído e levará o nome de Osvaldo Domínguez Dibb, pai do presidente da Conmebol, que morreu no começo deste ano.

Em discurso no evento de anúncio, Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, disse que era um dia histórico para o futebol e destacou a importância do futebol para a comunhão entre os povos.

“A primeira final se jogou no Centenário (estádio no Uruguai). Hoje nós estamos decidindo a sede de uma Copa, a sede do centenário do Mundial. Podemos mostrar ao mundo, como disse o presidente (da Fifa) Infantino, que o futebol nos une. Estamos em uma frente histórica e podemos mostrar um bom trabalho em equipe para fazer história unindo três continentes atrás de uma paixão”, disse o presidente da entidade sulamericana de futebol.

Em seguida, a Copa rumará para Espanha, Portugal e Marrocos para seu decorrer final. Com destaque para o país africano que será apenas o segundo do continente a sediar uma Copa do Mundo, depois da África do Sul em 2010.

Copa de Mundo de 2034

Seguindo a campanha de sportswhasing por parte do Oriente Médio, que culminou na campanha bem-sucedida de candidatura do Catar para sediar a Copa do Mundo de 2022, o mundial de 2034 será realizado na Árabia Saudita.

O país indicou 15 estádios, espalhados pelas cidades de Neom, Jidá, Abha, Riade e Al Khobar. O estádio King Salman, em

O país propõe jogos em 15 estádios de cinco cidades do país (Neom, Jidá, Abha, Riade e Al Khobar). O estádio King Salman, em Riade, foi escolhido para receber o jogo de abertura e a final.

Copa do Mundo
O estádio foi batizado em homenagem a Salman bin Abdulaziz Al Saud, rei da Arábia Saudita – Foto: Reprodução

A candidatura foi alvo de críticas de organizações internacionais de direitos humanos que pedem a Fifa que não leve a Copa para o país saudita. A Noruega abriu uma reclamação formal sobre a decisão.

Leia também: Saiba quem foi Adhemar Ferreira da Silva, a grande lenda do esporte olímpico brasileiro

Emive Ferreira

Emive Ferreira

Estudante de jornalismo de 20 anos, criado na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, apaixonado por esportes e hip hop.

Deixe uma resposta

scroll to top