O Mirante da Paz, localizado na Estação Metrô General Osório, é palco da exposição “Nós Somos a Mudança – Mais de 200 Anos de Luta por um Futuro Melhor”, que convida o público a refletir sobre igualdade racial, direitos humanos e a defesa dos direitos de crianças e jovens. A entrada é totalmente gratuita.
Reunindo imagens capturadas entre 2019 e 2024 por Alexandre Cerqueira dos Santos, a exposição percorre as favelas cariocas, como Lins, Rocinha e Acari, enquanto dialoga com o histórico discurso “I Have a Dream”, de Martin Luther King Jr. Com um olhar sensível e crítico, as fotografias promovem conexões entre os desafios sociais enfrentados no Brasil e nos Estados Unidos, destacando a luta contra o racismo e a busca por justiça e oportunidades em contextos historicamente marginalizados.
A exposição presta homenagem à memória de Kathlen Romeu e de tantas outras vítimas da violência nas periferias, simbolizando o sonho de uma sociedade onde vidas negras importem. Em uma iniciativa financiada pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, a mostra também celebra programas que promovem inclusão, segurança e educação, como o Jovens Embaixadores e SUSI.
Com foco nas infâncias negras e nas raízes estruturais da desigualdade, a proposta inspira diálogo e engajamento, fomentando a criação de políticas públicas e ações comunitárias que priorizem o desenvolvimento humano sustentável e a valorização de vidas negras.
Serviço:
Exposição fotográfica “Nós somos a mudança”
Data: 21/11/24
Local: Mirante da Paz, Estação Metrô General Osório
Entrada franca
Leia mais notícias aqui: 20 de novembro: “O quilombo construía a forma mais radical de resistência à escravidão”, diz historiador Jones Manoel