A atriz e cantora Zezé Motta recebeu em uma cerimônia nesta quinta-feira (31), o título de Doutora Honoris Causa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Aprovada pelo Conselho Deliberativo da instituição por unanimidade, essa foi a primeira vez que uma artista recebeu a honraria máxima da instituição.
Ao receber o reconhecimento, a artista agradeceu. “Sempre digo que é muito importante o reconhecimento das coisas boas que você realiza, porque é um incentivo para que você continue lutando pelo que acredita”, diz.
A decisão de entregar a honraria a Zezé, segundo o o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, foi de ressaltar a conexão entre a arte e a ciência na construção da sociedade, e a importância da artista para o país.
“O trabalho de Zezé transcende as telas e os palcos. Sua luta pela justiça é também a luta da Fiocruz, em prol de uma sociedade mais justa e igualitária“, disse na abertura do evento.
Na cerimônia Zezé ainda falou sobre sua carreira. “Minha carreira foi marcada pela busca da representatividade e pelo combate ao preconceito. Hoje, recebendo esse título, sinto que a minha trajetória se entrelaça à de todos que lutam por justiça e igualdade”, afirmou.
Leia também: Benedita da Silva é a primeira mulher negra a receber título de Doutora Honoris Causa da UFRRJ