Evento tem como proposta democratizar o acesso às artes visuais, realizando intervenções artísticas fora dos espaços tradicionais
A primeira edição da Semana Urbana de Arte – S.U.A., realizada com incentivo da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura, Governo Federal do Brasil, promete transformar a Rua da Aurora em um palco de arte pública. O evento visa democratizar o acesso às artes visuais, trazendo intervenções artísticas para fora dos espaços tradicionais nos dias 22, 23 e 24 de novembro de 2024, a partir das 19h.
“A Semana Urbana de Arte – S.U.A. tem como proposta a democratização do acesso à cultura. Ao levar arte para o espaço público, permitimos que todos possam interagir e apreciar obras de grande valor cultural”, afirma Priscila Moreira, idealizadora, produtora e coordenadora do projeto.
Com curadoria de Evencio Vasconcelos, Neilton Carvalho e Louise França, a S.U.A. selecionará seis artes impressas de artistas individuais e coletivos, que serão projetadas em edifícios históricos da Rua da Aurora. A seleção contemplará diferentes formatos e técnicas, como serigrafia, xilogravura e colagem, proporcionando um panorama diversificado da produção artística independente de Pernambuco.
As inscrições gratuitas estão abertas até 28 de outubro de 2024 e podem ser feitas por artistas de todas as regiões de Pernambuco no formulário https://forms.gle/kpNjzHtJNCSz2duC7. A proposta visa garantir a participação de artistas de fora da Região Metropolitana, reservando 60% das vagas para estes criadores, fomentando a descentralização e a troca entre diferentes regiões do estado.
O evento também se compromete com a acessibilidade comunicacional e arquitetônica. Durante as projeções, haverá audiodescrição e tradução em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para garantir que todos possam desfrutar das intervenções artísticas. Além disso, serão feitas adequações nos espaços de projeção para garantir o acesso a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Resignificação do uso do espaço público
A Semana Urbana de Arte – S.U.A. representa um importante movimento de reivindicação pelo direito ao espaço público, ressignificando o uso das áreas urbanas como palco para a expressão artística. Ao levar a arte para fora dos limites convencionais de galerias e museus, o evento rompe com a exclusividade dos espaços tradicionais, democratizando o acesso à cultura e promovendo uma interação mais ampla e inclusiva com o público. Projetando obras em edifícios à margem do rio Capibaribe, a S.U.A. transforma a cidade em uma grande galeria a céu aberto, onde as paredes e fachadas dos prédios se tornam um “molde”.
Esse uso do espaço urbano defende o direito de todos à cidade, reafirmando que o ambiente público não deve ser apenas um lugar de passagem, mas também de encontro, diálogo e troca cultural. Ao priorizar a acessibilidade comunicacional, atitudinal e arquitetônica, o projeto garante que todos possam usufruir desse direito, independentemente de suas condições físicas ou sensoriais. Assim, a S.U.A. não só fortalece a produção artística de Pernambuco, mas também promove a cidadania e a ocupação consciente dos territórios urbanos, inspirando a valorização e a vivência dos espaços públicos como lugares de pertencimento e expressão coletiva.
Inscrições: de 18/10/2024 a 28/10/2024
Resultado da seleção: 11/11/2024
Período das projeções: 22, 23 e 24 de novembro de 2024
Horário: 19h
Local: Rua da Aurora, Recife
Valor do prêmio para cada artista selecionado: R$ 500,00
Formulário de inscrição: https://forms.gle/kpNjzHtJNCSz2duC7
Informações:
instagram.com/semanaurbanadearte
Leia mais notícias aqui: Polícia espanhola prende quatro suspeitos responsáveis por campanha de ódio contra Vini Jr.