“Quebrando estereótipos de representação do homem preto”, diz Fabrício Boliveira sobre seu personagem em ‘Volta por cima’

Imagem-do-WhatsApp-de-2024-09-27-as-15.50.46_5245d037-e1727628505765.jpg

Está sendo um prazer fazer o Jão, pois ele está quebrando com os estereótipos que a gente vê no audiovisual de representação de um homem preto“, é o que pontuou o ator Fabrício Boliveira em entrevista ao Notícia Preta, sobre seu personagem, protagonista na novela ‘Volta por cima’. O projeto entra para a programação da TV Globo a partir desta segunda-feira (30), às 19h.

Com um elenco com vários atores negros, como Jéssica Ellen também como protagonista, Juliana Alves, Ailton Graça, MV Bill, e outros, a novela se passa no subúrbio do Rio de Janeiro, e tanto segundo o elenco quanto também a autora Claudia Souto e o diretor André Câmara, vai mostrar um Brasil mais próximo da realidade.

Fabrício Boliveira vai viver o protagonista Jão na nova novela das 19h da TV Globo, junto com a atriz Jéssica Ellen /Foto: Fabio Rocha – Globo

E é com essa missão que Fabrício explica quem é o Jão. “Esse é um homem do subúrbio com virtudes que nós homens pretos temos: o homem que trabalha em várias funções, o homem sensível, que está atrás de ascender financeira e socialmente, é um homem pensando sobre seus privilégios de ser homem, filho de uma mulher solo e que tem um espaço de escuta para as mulheres. Enfim, esses somos nós”, pontua.

Jorge Corrêa, mais conhecido como Jão, trabalha na Viação Formosa, empresa de ônibus onde se ambienta uma parte do núcleo central da novela, como trocador de ônibus. Mas após conseguir o diploma no curso de Administração, tenta alcançar novas posições dentro da empresa.

O diretor André Câmara também destaca que essa novela busca possuir um imaginário mais democrático e representativo, mostrando uma verdadeira tela brasileira. A atriz Juliana Alves, que na novela interpreta uma motorista de ônibus chamada Cida, também destacou em entrevista ao Notícia Preta o poder e a presença negra que é apresentada na trama de ‘Volta por Cima’.

Eu estou muito feliz no lançamento dessa novela que é a concretização de um sonho, que a gente do Notícia Preta, eu que sou seguidora que faço coro pra tantas lutas e a importância da nossa representatividade, a gente sonhou muito com essa novela que a gente se enxerga, que a gente se vê, de maneira plural. A gente não quer só a diversidade pela diversidade, a gente quer personagens consistentes que tenham histórias que as pessoas se identifiquem“, conta Juliana.

Já a atriz e cantora Lellê diz que sua personagem Silvinha é difícil mas que agora mais madura, ela acredita que tenha chegado em seu melhor momento. “Ela é visionária, inteligente, rápida, e eu acho que vocês vão gostar dela, assim como eu“, conta a atriz.

Ela também destacou seu olhar sobre a novela e a proposta que ela apresenta. “Uma das coisas que mais me deixa feliz é o protagonismo preto que a gente tem, e ter vários pretos em vários lugares. Não estão todos num lugar só, na mesma narrativa e história“.

A novela, segundo os atores, apesar de se passar em um subúrbio carioca, apresenta também características que se assemelham aos diferentes subúrbios brasileiros, criando assim, mais identificação com o público. A novela estreia nesta segunda, às 19h.

Leia também: “É um retrato de muitas famílias”: atores negros celebram seus personagens na novela ‘Mania de Você’

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top