O governo da Espanha, por meio da Comissão Estatal contra a Violência, Racismo, Xenofobia e Intolerância no Esporte, anunciou na última terça-feira (17), a punição de um torcedor que publicou ofensas racistas contra Vini Jr, do Real Madrid, nas redes sociais.
As ofensas publicadas na plataforma “X” (antigo Twitter), foram classificadas como muito graves, resultando em uma multa de 60 mil euros (cerca de R$ 370 mil) e proibição de dois anos de acesso a praças esportivas. O Ministério Público pode ainda tratar o caso como crime de ódio, aplicando novas penalidades.
Essa não é a primeira vez que um torcedor é condenado por atos racistas contra o brasileiro, na Espanha. Em outras duas situações foram feitas condenações e prisões por racismo, as primeiras da história do país, envolvendo ataques a Vini Jr.
O governo espanhol tem intensificado a luta contra o racismo no esporte, e a Comissão planeja aplicar mais punições. Um episódio de racismo no jogo entre Athletic Bilbao e Valencia também está sob investigação.
Vale lembrar que a LaLiga e a federação espanhola de futebol (RFEF) vão implementar o gesto “Não ao Racismo”, para lidar com incidentes envolvendo torcedores. O gesto consiste no juiz cruzando os braços em X, com as mãos abertas.