Fazendo história: Mariam Eniola é a primeira africana a ganhar uma medalha de badminton nas Paralimpíadas

Mariam-Eniola-Bolaji-1.jpg

A nigeriana Mariam Eniola Bolaji fez história durante os Jogos Paralímpicos de Paris ao ser a primeira jogadora do continente africano, entre homens e mulheres, a ganhar uma medalha badminton nas Paralimpíadas, mas também nas Olimpíadas. Ela derrotou Oksana Kozyna e garantiu o bronze no Parabadminton feminino SL3 na última segunda-feira (02).

A atleta de apenas 18 anos conquistou o feito, e comemorou o desempenho. “Joguei muito bem. Realmente treinei para isso e estou feliz por poder realizar meus sonhos. Eu queria a medalha de ouro, mas ainda agradeço a Deus por me fazer fazer história“, disse, após a vitória.

Mariam Eniola Bolaji com sua medalha no badminton /Foto: Alexandre Battibugli/IPC

Segundo ela, vem quebrandoi recordes desde 2021 e parece orgulhosa de finalmente fazer história para seu continente. Ela começou no esporte no tênis de mesa, e aos 15 anos descobriu sua paixão pelo badminton. Mariam compete em uma classe de pessoas com deficiência nos membros inferiores que andam.

Com o feito, a atleta agora espera que sua conquista sirva de inspiração para outros atletas. “Espero que outras pessoas na África se inspirem nisso e venham para o Parabadminton agora”, disse Mariam que continuará na França para apoiar outros atletas nigerianos, mas que vai descansar para tratar uma lesão que sofreu pouco antes dos Jogos.

Leia também: Ronan Codeiro fatura prata, 1ª medalha do Brasil no triatlo paralímpico

Bárbara Souza

Bárbara Souza

Carioca da gema, criada em uma cidade litorânea do interior do estado, retornou à capital para concluir a graduação. Formada em Jornalismo em 2021, possui experiência em jornalismo digital, escrita e redes sociais e dança nas horas vagas. Se empenha na construção de uma comunicação preta e antirracista.

Deixe uma resposta

scroll to top